27 janeiro 2006

Evangélicos em "Dick and Jane"

Há referências claras aos evangélicos no novo filme estrelado por Jim Carrey, Fun with Dick and Jane (As loucuras de Dick e Jane).

Quando Dick (Jim Carrey) fica desempregado, temos uma longa seqüência mostrando seu desespero atrás de um emprego. As cenas rodam ao som de uma canção gospel country, com frases como “Jesus help me!”.

Lembrar de Deus só no sofrimento é uma das atitudes típicas do americano contemporâneo, que é em geral um protestante não-praticante (como Homer, Bart e todos os Simpsons).

Em outro momento, temos o diálogo entre Dick e a treinadora de novos funcionários do Wal Mart. Ela desabafa algo como: “Estou livre do vício do crack há quatro anos...”, após esta frase ela dá um gritinho rápido “...obrigada Jesus!...”, coisa típica dos evangélicos pentecostais das classes mais pobres dos EUA.

Enquanto Dick é um homem americano modelo: rico, moderno, inteligente, talentoso, com esposa, filho, cachorro e empregada, a mulher do Wal Mart é a típica excluída da sociedade americana: pobre, simples, negra, obesa (e também ex-viciada em crack). No entanto, Dick é sujeito longe de Deus e a mulher é uma criatura transformada por Jesus.

As loucuras de Dick e Jane é um filme despretensioso e divertido. Um bom remake de "Dick and Jane", uma boa paródia do escândalo da Enron e um bom entretenimento neste final de férias!

23 janeiro 2006

A matematização do real na ciência moderna

A ciência moderna revoluciona por completo as concepções físicas da Antigüidade. A física de Aristóteles e a confusa física do “impetus" eram incapazes de explicar questões fundamentais na discussão científica daquele período, por exemplo: como era possível um corpo lançado no ar permanecer em movimento no ar?

A física antiga, além de respostas pouco convincentes para o senso comum, não admitia a possibilidade da existência do vácuo. De acordo com Aristóteles, a filosofia não deveria investigar o mundo natural com total precisão porque este é imperfeito, irregular e não–exato. A ciência moderna rompe com todos estes paradigmas ao propor que a análise de situações/fenômenos físicos ideais só pode ser realizada num plano abstrato, também ideal: o vácuo.

Ocorre então uma matematização da natureza que possibilita o surgimento das conclusões universais em relação aos fenômenos físicos. As conseqüências desta mudança são de extremo significado para o espírito humano: Admitir que o homem é capaz de dominar, examinar e prever os fenômenos naturais, significa que o homem podia definir seu próprio destino sem a ajuda de Deus.

Pascal é um dos primeiros pensadores a constatar este movimento no pensamento humano. O novo pensamento científico desde então é: “Estamos sozinhos no universo”. Ocorre a destruição da idéia grega do Cosmo, e o mundo se torna infinito e indefinido.

As conseqüências desastrosas e suicidas da separação entre fé e razão são assunto para outro post.

Finalizo citando John Stott: “Quanto mais os homens reprimem a verdade de Deus que conhecem, mais ‘fúteis’, ou mesmo ‘insensatos’ se tornam no seu pensar. Podem declarar-se sábios, mas são tolos. A mente deles é a ‘mente da carne’, a mentalidade de uma criatura decaída, e é basicamente hostil a Deus e à sua lei. (Efésios 4:18; Romanos 1:18-23; 8:5-8)” [Crer é também pensar, p.15].

21 janeiro 2006

Frases notáveis no Congresso da ABUB

Muitas frases e pensamentos me chamaram a atenção durante as palestras do Congresso Missionário Estudantil da ABUB em Viçosa:

“Dar de cara com Deus é o maior susto do universo” Ariovaldo Ramos.

“A alienação foi divulgada na Ditadura e até hoje a igreja evangélica não se recuperou disto”. Robinson Cavalcanti.

“Todos nós sofremos. O que precisamos fazer é escolher a razão do nosso sofrimento” José Miranda, presidente de ABUB.

“Oferta não é propina para Deus” José Miranda, presidente da ABUB.

“No Evangelho não existe cruz de isopor nem deserto para atravessar de avião” José Miranda, presidente da ABUB.

“Na igreja temos muitos cargos ocupados mas poucos cargos assumidos. Querem a glória do cargo e não sua cruz” José Miranda, presidente da ABUB.

“Ninguém que cheira mal pode fingir que é cheiroso. Para ser o perfume de Cristo é preciso segui-lo verdadeiramente” Missionária Tunica.

“A vontade de Deus é a norma de funcionalidade do universo, qualquer coisa fora é disfuncional” Ariovaldo Ramos.

“Bandeiras não significam tanto para nós. Nós rompemos com Babel, nós transcendemos Babel. Nossa bandeira é o Reino de Deus” Ariovaldo Ramos.

“O Cristianismo se espalhou assustadoramente no primeiro século, basicamente por dois motivos, de acordo com vários historiadores: primeiro por causa do estilo de vida diferente cheio de amor dos seguidores de Jesus, e segundo porque esses discípulos sabiam pregar, argumentar, persuadir, responder e defender a fé cristã” Lindsay Brown, doutor em teologia pela Universidade de Oxford e secretário-geral da CIEE.

15 janeiro 2006

Um marco na História da Igreja Brasileira: o Congresso da ABUB 2006

Participei entre os dias 3 e 8 de janeiro do Missão 2006 – Congresso Missionário Estudantil promovido pela Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). O evento foi realizado na belíssima Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Este evento foi uma espécie de comemoração pelos 30 anos do Congresso da ABUB de Curitiba 1976, um dos grandes marcos da história da igreja protestante no século XX. Neste congresso de 76 participaram grandes ícones da Igreja de hoje como Russell Shedd, Élben César e Valdir Steuernagel.

Portanto, neste grande encontro de Viçosa, pudemos refletir sobre a atual situação da igreja evangélica em face dos acontecimentos das últimas décadas. Foi analisado o quanto a igreja cresceu, inchou e se deturpou neste período, sendo que em todas as pregações ocorreram críticas ao neo-pentecostalismo (pós-pentecostalismo para Robinson Cavalcanti).

Diante disso tive duas reações:
Primeiro fiquei triste porque algumas pessoas caíram no extremo das críticas destrutivas no congresso. Acabaram caindo num discurso vazio, estéril, improdutivo, repetitivo e irritante. Creio que o caminho não é ficar denunciando o óbvio e fazendo generalizações estúpidas acerca do neo-pentecostalismo. Creio que no momento, nós precisamos mais de sal do que de ácido.

Mas por outro lado, foi justamente por comportar todas essas controvérsias que o congresso foi um marco importante neste início de século. Ele refletiu bem a situação do nosso tempo: a igreja evangélica brasileira tem crescido assustadoramente e hoje está presente em toda sociedade. No entanto, esse crescimento é desordenado e os cristãos sérios estão cansados com a falta de rumo político, a irrelevância da igreja em relação à temas urgentes como a AIDS, aos abusos da teologia da prosperidade, teologia da saúde, etc. Esses cristãos estão revoltados e já não gostam de ser chamados de “evangélicos” e sim de “protestantes”, estão confusos e perplexos diante desta situação.

O congresso também foi muito rico e produtivo graças a diversidade do público e dos temas discutidos. Foram 1000 congressistas de 130 cidades e 17 países diferentes. Havia brasileiros de todas as partes do Brasil e gente da Noruega, Pais de Gales, EUA, Inglaterra, Bélgica, Portugal, República Dominicana, Moçambique, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, etc.
Foi muito valoroso o convívio e o diálogo com esses cristãos vindos de todas as partes. Ali todos nós pudemos firmar grandes amizades.

Todos os temas do mundo atual foram debatidos: panorama das missões, o cristão e a ecologia, sexualidade, mercado de trabalho, pós-modernidade, drogas, movimento estudantil, eleições 2006, copa na Alemanha, cinema, evangelismo urbano, racismo, etc. A programação foi estrondosa: seminários, palestras, bate papo com professores, mesas de debate, teatro, música de todos estilos, oficinas, passeio ecológico, exposições, estudos em grupos, etc.

Sem dúvida foram dias especiais onde cada congressista foi desafiado a reavaliar o tipo de cristianismo que está vivendo. Tivemos o privilégio de participar de momentos marcantes como a ceia final, onde todos nós, cristãos de todas as denominações e de todas as partes do Brasil e do mundo, lembramos juntos do sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade. Oramos, ceiamos, louvamos o nome do Senhor e nos abraçamos em lágrimas. Foram momentos emocionantes e inesquecíveis. Ali, tivemos um vislumbre da plenitude dos tempos, quando todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor. Esse é o caminho! Olhar para Jesus e nos humilharmos diante do seu poder! Deus nos abençoe.

Abaixo seguem ainda mais 3 notas sobre este congresso que será um marco na história recente do protestantismo brasileiro, assim como foi o congresso de 1976:

1. O Congresso Missionário Estudantil Missão 2006: Esperança Viva em Jesus contou com o apoio de mais de 30 instituições missionárias (e afins) como a JUVEP, Asas de Socorro, Vencedores por Cristo, JOCUM, Caverna de Adulão, Editora Ultimato, Mocidade para Cristo, Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, Rocha Brasil, FALE, Movimento Evangélico Progressista, Movimento Evangélico Negro, Professores Cristãos/IAPCHE e Visão Mundial. Tudo isso além dos congressistas que representavam centenas de igrejas de todo mundo.

2. Entre os palestrantes estavam: a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que contou sobre sua dramática conversão ao cristianismo na década de 90; a Secretária de Políticas Públicas para Juventude Regina Novaes, renomada antropóloga da UFRJ, que falou sobre as características dos jovens brasileiros de hoje; Ariovaldo Ramos que fez uma poderosa exposição sobre a salvação; Lindsay Brown, doutor pela Universidade de Oxford e secretário-geral da CIEE (Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos); Dario Lopez falou sobre missão e sociedade; Rev. Élben César, fundador da Editora Ultimato, que dirigiu uma ceia memorável e Robinson Cavalcanti, que falou sobre política. Também participaram o reitor da UFV e o prefeito da cidade, bem como, muitos outros líderes eminentes, políticos, pastores e vários professores universitários cristãos das principais universidades brasileiras.

3. O tema do congresso foi a Primeira Carta de Pedro. Discutimos sobre o que significa ser um peregrino neste mundo. Falamos sobre a Esperança Viva que temos em Jesus, mesmo em meio aos sofrimentos da vida.

Veja toda as informações sobre o Missão 2006 no blog do Congresso http://abub.blogspot.com/, no website do Congresso www.abub.org.br/missao2006 e no site da ABUB www.abub.org.br. Para ver fotos do congresso veja http://pg.photos.yahoo.com/ph/thais_junqueira/my_photos.
[Um grande abraço para meus amigos: Adriana de Belém, Danilo de Salvador, Fred de Barroso, Daniel e André de Natal, Herberth de Vitória, Gustavo de Goiânia, Vitor de Valadares, Marcos de Manaus, Cláudia e Mane do Chile, Azevedo e Noah de Moçambique, para toda galera da caravana de BH, para o Johnny, Rebeca, Natália, Fred, André, Thais, Talita, Queilinha, Elisa, Davi Chang, Mutz e para Cecília Zandrino de Córdoba, Argentina].

11 janeiro 2006

Conversa com Ariovaldo Ramos sobre a união da igreja

Troquei algumas palavras com Ariovaldo Ramos no Congresso da ABUB em Viçosa. Como todo bom cristão sou um admirador deste gigante do cristianismo tupiniquim.

Na breve conversa falei sobre a falência da AEVB pós-Caio e a desunião das igrejas evangélicas. Perguntei se ele achava válido lutar para construir uma “nova AEVB”, ou coisa parecida, na tentativa de unir os evangélicos. Ele disse enfaticamente que é contrário a esta idéia de construir uma instituição que agregue e represente os evangélicos. Para Ariovaldo o mais eficiente é que as igrejas se unam em torno de objetivos específicos, em temas necessários.
Creio ser essa a opinião mais sensata. Se uma década atrás foi terrível a experiência de tentar unir o movimento evangelical, quanto mais hoje, com uma igreja absolutamente confusa e em alguns setores mais podre do que nunca.

Para encerrar sugeri que ele lançasse um livro com esboços de sermões e também um site pessoal. Ele disse “Boa idéia! Ainda não tinha pensado nisso!”. Ariovaldo é simpático demais e piedoso de verdade. Apesar de ser presidente da Visão Mundial, membro do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República, diretor acadêmico da Faculdade Latino-americana de Teologia Integral, missionário da Sepal, membro de vários conselhos editoriais, uma das grandes referências cristãs do país entre muitas outras coisas, é um cara simples, manso, sorridente, humilde e nem de longe ostenta qualquer arrogância ou soberba. Podíamos ver graça nele.

Todos os 1000 congressistas foram muito abençoados pelo Ari durante todo o evento. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente quase todos os grandes líderes cristãos do Brasil de 1990 até hoje, e só posso dizer uma coisa: Ariovaldo me impressionou muito.

O problema do mal: razão para crer em Deus

Ariovaldo Ramos fez a maior pregação do Congresso Missionário Estudantil da ABUB (isso é consenso entre a grande maioria dos congressistas). Foi uma exposição poderosa de 1 Pedro 1:13-2:10.
Na pregação Ari citou um diálogo que teve com um estudante ateu: O sujeito disse “Não creio em Deus por causa do problema do mal”.
Ari respondeu “Que engraçado! Esse é um dos motivos que eu tenho para crer em Deus!”.
O rapaz ficou olhando assustado e Ari prosseguiu: “O mal é cruel e não respeita nada não é verdade?”. “Sim” respondeu o estudante.
Ari concluiu: “Bom, se o mal não respeita nada, por que ele não tomou conta de tudo? Alguma coisa detém o mal. Uma pessoa detém o mal: Deus!”.

10 janeiro 2006

John Piper está com câncer

Nosso amado pastor John Piper anunciou que está com câncer de próstata.

O câncer foi descoberto nos exames de rotina realizados no fim de dezembro. Provavelmente Piper fará a cirugia de remoção da próstata em fevereiro.

Ele se mostra sereno e confiante na soberania de Deus como sempre.

Leia na íntegra a carta de Piper divulgada dia 6 de janeiro: CLIQUE AQUI PARA LER A CARTA

John Piper é um dos maiores ícones cristãos do mundo. Tem um ministério poderoso como pregador, escritor, pensador e líder cristão. Está a frente da Bethelem Baptist Church em Minneapolis, Minnesota. É doutor em teologia, tendo estudado em Fuller, nos EUA, e na Universidade de Munique na Alemanha. Casado com Nöel, pai de 4 filhos e uma filha, e avô de vários netos.

Estaremos orando por nosso pastor.

03 janeiro 2006

Missão 2006 - Eu vou


Entre os dias 3/1 e 8/1 estarei participando do Missão 2006 - o maior congresso missionário estudantil já realizado no Brasil. O evento vai ocorrer no belo campus da Universidade Federal de Viçosa (MG).

Este congresso, organizado pela ABU ( Aliança Bíblica Universitária), vai reunir universitários cristãos de todo o Brasil e também do exterior (vai ter gente até da Noruega).

O tema do congresso vai ser a Primeira Carta de Pedro. A programação é descomunal e não tem nenhum horário livre. Nossa hospedagem será lá no campus mesmo.

Vamos ouvir gente como Robinson Cavalcanti, Ariovaldo Ramos, Ministra Marina Silva , Lindsay Brown e Elben César.

Vocês podem acessar o site do Congresso http://www.abub.org.br/missao2006/ e acompanhar tudo on line!

Abraços e até a volta!

Nota sobre a série O Pensamento Vivo de

Na série O Pensamento Vivo de vocês podem ler passagens interessantes de livros dos autores que mais me influenciam.
Aos poucos vou escrevendo mais citações. Para começar coloquei alguns trechos de grandes pregadores como Spurgeon, Ryle, Lloyd-Jones e Billy Graham; grandes teólogos como Wayne Grudem e Schaeffer; e pensadores cristãos contemporâneos como Stott, John Piper e Rick Warren.
Ainda não tive tempo para escrever citações de John Wesley e do Packer. Com o tempo pretendo acrescentar dezenas e centenas de citações destes e de muitos outros. Apenas com as citações de Spurgeon eu poderia criar outro blog.
A idéia deste nome "Pensamento Vivo" veio de uma antiga coleção da Editora Martin Claret, que editou biografias populares de personalidades da História.
Quando eu tinha 8 anos eu vi na livraria um exemplar de "O pensamento vivo de Chaplin". Lembro que folheei o livro e me senti importante. De tanto ficar folheando a minha mãe o comprou para mim. Foi a primeira vez que me senti intelectual. Na contracapa li pela primeira vez os nomes de Gandhi, Nietzsche, Freud, Maquiavel, Marx e Jung. Meu pai me explicou quem foi cada um desses. Lembro que eu já conhecia o Einstein, o Da Vinci, o Picasso e o Darwin.
Guardo "O pensamento vivo de Chaplin" até hoje, já o li uma dezena de vezes e continuarei lendo.

Cappuccino Gelado

Receita de Cappuccino Gelado para você fazer no verão. Vi isso na tampa do Cappuccino Tradicional Três Corações:
+ 3 colheres de sopa de pó de cappucino
+ 1 copo de leite bem gelado
Coloque o pó no copo e sobre ele apenas um pouco do leite, mexendo bem até dissolver. Complete com o restante do leite e delicie-se!
Dica: Fica ainda melhor se batido no liquidificador com pedras de gelo.

02 janeiro 2006

As blasfêmias do 006

Ontem, depois do grandioso almoço de ano novo, fiquei largado no sofá a tarde toda.
Assisti pela 2006ª vez 007 - Goldeneye, que estava passando na TNT.

O ex-agente 006, Alec Trevelyan (interpretado por Sean Bean), é um personagem extremamente irônico em relação à Deus:

"Dentro de alguns instantes serei mais rico que Deus".

"Prepare o satélite para atirar, o alvo é Londres. Todo o sistema financeiro do mundo vai entrar em colapso! Deus salve a rainha! Hahahaha!".