29 março 2006

Bibliografia para compreender a Igreja Brasileira

Quem quer compreender melhor toda a situação caótica que vive a igreja evangélica brasileira, não pode deixar de ler os seguintes livros, que apresentam diferentes visões sobre o mesmo problema:
1. Confissões do Pastor, de Caio Fabio (1996). Este livro não existe para vender, só é encontrado em sebos e bibliotecas. É a autobiografia do reverendo Caio Fábio, o líder mais influente da História da igreja evangélica no Brasil. Os capítulos finais do livro retratam tudo que aconteceu nos bastidores da falida AEVB (Aliança Evangélica Brasileira), e tudo de mais relevante que ocorreu na igreja na década de 90.
2. Nossa Igreja Brasileira, de Ariovaldo Ramos (2003). Este livro reúne artigos e reflexões altamente pertinentes do nosso grande Ari - presidente da Visão Mundial, Membro do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República. Ariovaldo é formado em filosofia pela USP.
3. Decepcionados com a Graça, de Paulo Romeiro (2005). Este livro disseca o neopentecostalismo e expõe suas principais contradições e heresias. Paulo Romeiro já havia denunciado outros absurdos em "Super-Crentes" e "Evangélicos em Crise".
4. Uma Igreja Sem Propósitos, organizado por Jorge Barros (2004). Este livro reúne vários artigos, de vários autores, e aborda vários aspectos que revelam a crise da igreja evangélica no Brasil.
5. Neopentecostais, de Ricardo Mariano (1999). É uma dissertação de mestrado do sociólogo Ricardo Mariano (USP). O livro faz a melhor retrospectiva histórica do neopentecostalismo que eu já li. Excelente.
6. Fim de Milênio: os perigos e desafios da pós-modernidade na Igreja, de Ricardo Gondim (1996). O pastor Gondim é muito preciso em suas colocações. O livro é rico pois em vários momentos ele apresenta uma visão pastoral, compartilhando sua própria experiência à frente da Assembléia de Deus Betesda. Ele também fez várias denúncias à heresias na igreja brasileira em "O Evangelho da Nova Era" - que chegou a ser rasgado em alguns púlpitos.
7. O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual, de Augustus Nicodemus Lopes (1995). O Rev. Dr. Augustus Nicodemus expõe vários erros que a igreja evangélica cometeu ao ser influenciada pela "teologia da batalha espiritual".
8. Protestantismo Tupiniquim, de Geodeon Alencar (2006). É a última novidade. Acabou de ser lançado e eu nem li ainda. Mas já está repercutindo por ai. Geodon é mestre em religião e coordena o seminário da Igreja Betesda, do pastor Ricardo Gondim.
Tem muitos outros livros e artigos, mas a leitura destes aqui servem como uma boa introdução ao assunto.

28 março 2006

Xeque Mate Gelado: Primeira Citação!

O blog Xeque Mate Gelado foi citado na primeira edição do jornal Respondendo ao Chamado, da Aliança Bíblica Universitária (ABU)!
Este jornal foi enviado para todos os participantes do Congresso Missionário Estudantil que a ABU realizou em Viçosa no início deste ano. A citação está na página 2, no tópico "Repercussão". Eles colocaram o seguinte trecho do post "Um marco na História da Igreja Brasileira: o Congresso da ABUB 2006":
"Nós precisamos mais de sal do que de ácido" Davi Lago.
Criei o Xeque Mate Gelado no fim do ano passado depois de ficar empolgado com os blogs da Norma Braga (Flor de Obsessão), do Luis Fernando (Checklist para viver o Cristianismo) e do Rev. Augustus Nicodemus (O tempora! O mores!). No entanto, desde a criação faço uma propaganda muito tímida do blog. Tem que melhorar muita coisa nele, mas fico sem tempo para mexer aqui.
Vou aproveitar este post para agradecer a todo mundo que esta lendo alguma coisa aqui. Estou muito feliz por conhecer gente como o Eliot de Curitiba, o Luis Fernando de São Paulo, o Rodrigo Vasconcelos de Goiânia, e Norma Braga (!) do Rio (ela comentou uma vez!!). Estou feliz com todo mundo que comentou como o Bruno, a Natália, o Luis Fernando tenista e o Victor Bruno. Estou feliz com todo mundo que faz propaganda do blog como meus amigos Rafael Guimarães, Wallace, as garotas de Nova Iguaçu e Elisa de Juiz de Fora.
Foi uma feliz surpresa a citação no jornal da ABU.

22 março 2006

Imparcialidade?

Hoje fiz minha entrevista para estágio de conciliador no Juizado Criminal.
Em determinado momento me deram um texto para ler e interpretar. Era o relato horrível de uma mulher que teve seus dentes arrancados brutalmente pelo próprio marido. Para ser aprovado eu precisava demonstrar imparcialidade nas respostas - não podia tendenciar nem para ajudar a mulher, nem seu marido-animal.
A pergunta mais intrigante: "Quais foram os seus sentimentos diante da leitura deste texto?".
Cumpri meu papel de candidato e dei a resposta que eles queriam. Mas eu não resisti. Eu não tinha como mentir. Então, no início da resposta, escrevi algo assim: "Evidentemente, como qualquer pessoa, fiquei assombrado, profundamente estarrecido e indignado com tamanha brutalidade praticada por este sujeito...".
Depois que a examinadora avaliou e elogiou as respostas, disse que queria fazer uma observação. "Ficou muito bom, mas você nunca pode presumir o pensamento dos outros como você fez quando escreveu 'Evidentemente, como qualquer pessoa' ".
Eu não pude ficar quieto: "Isso eu sei, mas nesse caso do texto é a pura verdade! Quem não fica absolutamente revoltado com a animalidade deste sujeito?". A mulher me disse cheia de convicção no óbvio ululante: "Não... mas tem gente que pode pensar o contrário!". Eu respondi: "Meu Deus! Quem é que pode achar legal e justo um homem arrancando cruelmente e sem motivos os dentes de sua esposa depois de espancá-la até a exaustão? Temos que prender quem pensa assim!".
Todo mundo que estava na sala começou a rir.

Quarta-feira é um dia muito bom

Estava pensando hoje: as quartas-feiras são sempre boas! Eu gosto quando chega quarta-feira... sempre gostei da quarta-feira. O motivo disso talvez sejam os jogos de futebol que podemos assistir nas noites de quarta. Quando comentei isso com meu grande amigo Alfredo Massi hoje pela manhã, ele concluiu precisamente: "A quarta-feira é um fim-de-semana no meio da semana!".

21 março 2006

O melhor ilustrador cristão do Brasil

Meu amigo Rafael Guimarães foi o vencedor do Prêmio Areté de melhor ilustrador do Brasil! Seu trabalho no livro "Os segredos do Tabernáculo de Davi" (Editora Atos) é realmente incrível. O anúncio foi feito na Bienal do Livro em São Paulo.
Rafael é design profissional e está se pós-graduando em cinema pela UFMG. Seu nome é sempre cotado entre os 10 primeiros lugares do ranking mundial em sites especializados em arte digital. Já recebeu várias condecorações no exterior e agora é prestigiado pelo circuito evangélico brasileiro. Atualmente ele faz parte da equipe de produção da nova edição do THE SIMS, e também está trabalhando na produção de efeitos espeiais para um fan film europeu de Star Wars. .Seu site pessoal é www.rafaelguimaraes.com.br, vale a pena conferir.
O Prêmio Areté é concedido pela Associação de Editores Cristãos. Veja a lista completa dos vencedores: http://www.abec.com.br/interna.asp?idCliente=35&acao=materia&id=9785.

20 março 2006

O que eu gosto e o que odeio no 5º Período

Estou cursando o 5º período de Direito na Faculdade Mineira de Direito - PUC Belo Horizonte - turno manhã. Logo serei um advogado, por enquanto sou apenas um adevogado.
Neste semestre, as matérias que mais tenho entusiasmo para estudar são Direitos Humanos e Direito Constitucional. É uma maravilha: política, história, filosofia, pós-modernismo, o futuro da natureza humana, psicologia, Ruy Barbosa, sociologia, eleições, crise no Judiciário, ou seja temas amplos, pertinentes, relevantes, que podem mudar o mundo.
Depois vem as matérias intermediárias: Direito Empresarial e Direito Processual Penal. Eu gosto delas por motivos pragmáticos, ou seja por causa da rentabilidade, da grana. Não é amor de verdade, é puro pragmatismo.
E depois... Puxa vida... Bem depois vem: Direito Processual Civil, e mais depois ainda, vem Direito Civil. Eu odeio essas matérias. São insuportáveis. Elas não me permitem pensar. É um sofrimento indizível. Não suporto minhas aulas de Direito Civil. Vai ser difícil sobreviver até o fim hehehehe... Direito Civil é igual aula de biologia e química... Não deveria existir Direito Civil...

15 março 2006

Quatro evangélicos no trêm

Criei uma piadinha para relaxar:
Havia um evangélico europeu, um evangélico norte americano, um evangélico brasileiro, um evangélico sul coreano e um herege num trêm.
No meio da viagem o evangélico europeu abriu sua mala e começou a atacar densos livros de teologia pela janela. Os outros ficaram apavorados. "O que você está fazendo?", "Pare com isso! Esses livros custam uma fortuna!", "Você tá maluco? Esses livros são importantes demais!", "Por que você está fazendo isso irmão?". O europeu disse com desdém "Não se preocupem! Na Igreja da Europa não faltam livros de teologia! Livro nasce igual grama na Europa... Não se preocupem, tenho milhares de livros lá! Minha mala tá muito pesada".
Passou um tempinho, o americano abriu sua mala e começou a jogar um monte de dinheiro pela janela. Todo mundo se desesperou "Irmão não faça isso! Você está desperdiçando muito dinheiro! Você está maluco? É muito dinheiro!". O americano respondeu com um desdém indizível "Fiquem tranquilos! Dinheiro é o que não falta para a Igreja Americana! Temos milhares de templos, estruturas, parques temáticos, feiras de produtos, canais de televisão, etc. Nem cabe mais dinheiro nas nossas contas!".
O brasileiro pensou um pouquinho. Olhou para um lado, olhou para o outro, então pegou o herege e o atacou pela janela.


__________________
E o sul coreano?
Ele estava o tempo todo orando em outro vagão.

14 março 2006

Lista de Presença no Fim do Mundo

Hoje ouvi duas novas notícias sobre o fim do mundo: 1) Na TV dizem que a gripe das aves vai contaminar e dizimar os seres humanos. 2) Na página inicial do MSN está escrito o seguinte: “O futuro da Humanidade: triste previsão. A elevação da temperatura em até 8ºC nas regiões temperadas vai provocar, antes de 2100, impactos desastrosos no equilíbrio ecológico, decretando o fim da maior parte da vida na Terra”.

Isso me fez lembrar da profecia de Nostradamus sobre o fim do mundo. Ele disse que o fim do mundo seria no dia 9/9/99. Nesse dia eu passei uma lista na minha sala de aula “Lista de Presença no Fim do Mundo”. Já que o mundo continuou, tenho essa lista guardada até hoje.

08 março 2006

A Mulher depois de Cristo

Jesus Cristo é a figura central da História. A História não pode ser compreendida sem Cristo. Ninguém é comparado a ele. Ninguém influenciou tantas culturas e civilizações como ele. Nenhum outro nome é tão famoso como o nome dele, faça o teste no Google.

As conquistas mais importantes da Humanidade decorrem da vida suprema de Jesus. Nesse Dia Internacional da Mulher, é bom lembrarmos quem é o grande responsável pela valorização da mulher.

Foi Jesus quem resgatou o valor da mulher.

Como sabemos, a vida da mulher era extremamente desvalorizada antes da influência cristã – e ainda é assim onde o Evangelho não está arraigado. Matar meninas recém nascidas era uma prática comum no mundo antigo. Mesmo as culturas “iluminadas” como a grega, desprezavam as mulheres. Aristóteles, por exemplo, disse que a mulher estava em algum lugar entre o homem livre e o escravo.

A mensagem de Jesus foi um sopro de ar fresco que transformou o mundo no primeiro século. As atitudes de Jesus com as mulheres eram contrárias às regras culturais da sua época.

Enquanto era debatido se as mulheres tinham ou não alma, Jesus considerava homens e mulheres como feitos à imagem e semelhança de Deus. Jesus atendia os pedidos de homens e mulheres igualmente, se estivessem alicerçados no direito e na fé (Mt 15:21-28). Jesus curou muitas mulheres (Lc 8:43ss), e até a sogra de Pedro (Mc 1:29-31). Com freqüência ele ensinou as mulheres. Ele conversou, tocou e amou as mulheres, até mesmo as mulheres mais marginalizadas, as impuras (Mt 9:18-26) e as de moral discutível (Lc 7:36-50). Jesus amava sua mãe Maria, e se importou com ela até mesmo quando estava na cruz (Jo 19:25-27). Muitas mulheres seguiram Jesus de perto, como Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e José; a outra Maria, a mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João; e Maria e Marta, irmãs de Lázaro. Foi a uma mulher que Cristo apareceu primeiro após sua ressurreição.

Depois de Cristo a mulher nunca mais foi a mesma.

Foi na igreja primitiva o primeiro local onde a mulher foi liberta da condição semelhante a de uma escrava. Na comunidade cristã encontramos várias mulheres de proeminência. Grant Osbourne escreveu: “Jesus não só as colocou ao lado dos homens, como também contrastou sua maior piedade e fé com as fraquezas dos líderes judeus e até dos seus próprios discípulos”.

Foi Cristo quem ressaltou o valor da mulher. Onde Cristo chega a mulher é salva. Onde o Verdadeiro Cristianismo brilha acabam os abusos contra as mulheres. Encerro citando James Kennedy: “É irônico que as feministas de hoje não deêm crédito a Jesus. Se Jesus não tivesse vindo, Gloria Steinem, caso tivesse sobrevivido à infância, muito provavelmente estaria usando um véu hoje!”.

06 março 2006

Amanhã faço 20 anos!

Estou emocionado. Amanhã completo 20 anos de vida. Duas décadas de existência.
Nasci dia 7 de março de 1986, na Maternidade São Paulo, em São Paulo, SP.