15 agosto 2006

Nietzsche está morto

Friedrich Wilhelm Nietzsche morreu mesmo. Achei a foto da sua cova.

Não há nada tão certo como a morte e tão incerto como sua hora.
O além condiciona o presente. Preparar-nos para o último dia deve ser a ocupação de todos os dias.

14 agosto 2006

Sermão do Monte x Sermão do Monte

Cristo e Satanás fizeram grandes discursos sobre um monte.

Na tentação de Cristo, o Diabo “o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: ‘Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares’” (Mt 4.8,9). Este é o sermão do monte do Diabo, é a mensagem da sociedade sem Deus: sedutora, enganadora e mortífera. Ela te ensina a ser ganancioso, egoísta, consumista e materialista. Ela coloca todas as suas esperanças nos prazeres desta terra.

Jesus vence a tentação diabólica. Em seguida começa a percorrer a Palestina pregando o Evangelho. A pregação de Jesus é resumida no verso 4.17: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

Mateus então relata o magnífico Sermão do Monte: Jesus subiu a um monte e proferiu para uma multidão a mais revolucionária mensagem já pregada nesta terra. O discurso de Cristo é frontalmente contrário ao discurso mundano. No Sermão do Monte Jesus detalha como deve ser a vida do arrependido. Esta é a verdadeira revolução.

A mensagem do Diabo é a mensagem do pecado, enquanto a mensagem de Cristo é a do arrependimento.

07 agosto 2006

Jesus Cristo Incomparável

Estava escrito num muro nos EUA: "Jesus Cristo é a Resposta". Alguém pichou embaixo: "E qual é a pergunta?".
Ora... a pergunta é: Por que a humanidade é um caos? Por que seres humanos constroem hospitais, mas também realizam guerras? Por que as pessoas não conseguem ser 100% boas? Por que enviamos foguetes para o espaço mas não curamos nosso vazio interior? Por que os maiores índices de suicídio são resgistrados nos países com maior IDH? Por que tanta miséria e corrupção política? Por que São Paulo se tornou a Terra da Garoa de Sangue?
Jesus Cristo é a Resposta para todas essas perguntas. O coração do problema humano é o problema do coração humano. E quanto a isso só existe uma solução.
Só ele pode transformar a natureza humana. Somente ele pode mudar nossa disposição interior. Em Cristo, a humanidade se torna plenamente humana. Desde o século I até o presente momento, ele tem sido diligente no milagre de regenerar corações humanos.
Jesus Cristo é o maior homem que já viveu. Para ser tão humano só sendo tão divino. Ele alterou cada aspecto da civilização. Sua influência é incomensurável. Sua posição é incomparável.
Ninguém se encontra com Jesus e continua sendo o mesmo. Quando ele se revela, passamos a saber de onde viemos, quem somos, por que estamos aqui, como devemos viver e para onde vamos.
Hoje, há milhões de pessoas com um único objetivo de vida: seguir ao Senhor. Eu sou uma delas.

05 agosto 2006

Conselhos práticos para a leitura bíblica

Cinco conselhos práticos para a leitura Bíblica:
(1) Adquira uma Bíblia NVI. A Nova Versão Internacional (NVI) é uma tradução contemporânea, de fácil compreensão.
(2) Leia a Bíblia diariamente. A Palavra deve ser lida diariamente. O melhor momento para isso é pelas manhãs junto com a oração. Precisamos de alimento para o espírito todos os dias. Não adianta malhar o corpo e ser anêmico espiritualmente.
(3) Faça um plano de leitura Bíblica. Há várias maneiras de fazer isso. A mais comum é seguir o plano de leitura bíblica em um ano. Certa vez eu elaborei um plano pessoal: fiz os cálculos de quantas páginas deveria ler para completar o Novo Testamento em um mês. O resultado me surpreendeu. São necessárias apenas oito páginas por dia para se ler o Novo Testamento inteiro em apenas um mês! Neste ritmo é possível ler a Bíblia toda em quatro meses!
(4) Leia com atenção e faça anotações. Não leia apressadamente, não corra pelo texto. Leia e releia a passagem até absorver seu conteúdo. Durante a leitura atenta e reverente, feita em espírito de oração, o Espírito Santo ilumina nossas mentes. Tenha um caderno de anotações. Anotar o que Deus lhe mostrou é uma forma de aplicar os ensinos bíblicos à sua vida.
(5) Monte uma biblioteca para o estudo bíblico. Você deve aprender a estudar a Bíblia. O estudo bíblico nos fortalece, nos dá certeza da salvação, produz paz, orienta nas decisões e nos capacita para testemunharmos nossa fé. Há vários anos tenho separado minhas manhãs de sábado para estudar a Bíblia. Separe um tempo assim e você entenderá o que Davi disse: “Tenho prazer nos seus mandamentos; eu os amo. Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro!” (Sl 119.47,97).
Para montar uma biblioteca básica de estudo bíblico é fundamental ter: (a) uma Bíblia de estudo; (b) duas versões bíblicas diferentes; (c) um comentário bíblico de um volume; (d) o Manual Bíblico de Halley, de Henry H. Halley (Ed. Vida); (e) um dicionário bíblico; (f) uma concordância; (g) o livro 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho, de Rick Warren (Ed. Vida).
George Mueller (1805-1898) é um dos grandes heróis da fé. É espantoso ler as respostas de Deus às orações que este homem fez. O que o tornou homem de fé e oração? Durante a vida, ele leu a Bíblia do início ao fim mais de duzentas vezes, e em mais da metade dessas leituras, ele o fez de joelhos, orando em cima da Palavra e estudando-a diligentemente.

04 agosto 2006

A renúncia da própria vontade

Quem vive para Cristo deixa de ser egoísta. “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.27). Cruz é o símbolo supremo do sofrimento, cruz significa sacrifício, cruz é renúncia. O cristão abandona seus próprios interesses e passa a viver exclusivamente para Deus: “todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.33). Watchman Nee disse: “Se nosso abandono em suas mãos for completo, então também poderemos experimentar as suas benção de modo completo”.

03 agosto 2006

A Santa Ceia em três tempos

A Ceia pode ser compreendida em três tempos:

1. A ceia tem como referência passada a morte de Jesus. A ceia é um memorial, é expressão da memória de fé. Por meio dela, relembramos em espírito de adoração e gratidão, o sacrifício de Jesus na cruz, e sua ressurreição, pela salvação da humanidade. “O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que beberem em memória de mim’” (1Coríntios 11.23-25).

2. A ceia tem como referência presente a nossa comunhão com Deus e com os irmãos da igreja. A ceia é expressão do amor e da unidade da igreja. Ao participarmos do pão e do vinho, participamos da comunhão do corpo de Cristo (1Corintios 11.17-22). Simboliza a nova aliança em Cristo. Celebramos a nossa libertação do pecado e da morte, e a nossa inclusão na Igreja de Cristo. Jesus disse quando ofereceu o cálice aos discípulos “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos” (Marcos 14.24).

3. A ceia tem como referência futura a garantia da sua segunda vida. A ceia é expressão de nossa esperança na volta de Cristo. A ceia nos encoraja em nossa caminhada diária. “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (1Coríntios 11.26).