25 setembro 2006

10 livros para universitários cristãos

1. Porque sou cristão, John Stott, Ed. Ultimato.
2. Crer é também pensar, John Stott, Ed. ABU.
3. Não tenho fé suficiente para ser ateu, Norman Geisler e Frank Turek, Ed. Vida.
4. Pense biblicamente, John MacArthur, Ed. Hagnos.
5. Em defesa da fé, Lee Strobel, Ed. Vida.
6. Em defesa de Cristo, Lee Strobel, Ed. Vida.
7. Filosofia e cosmovisão cristã, J.P. Moreland e William Craig, Ed. Vida Nova.
8. Princípios para uma cosmovisão bíblica, John MacArthur, Ed. Cultura Cristã.
9. Fundamentos inabaláveis, Norman Geisler, Ed. Vida.
10. Curso Vida Nova de Teologia Básica – Apologética, Ed. Vida Nova

11 setembro 2006

Uma oração

Senhor,
Tem misericórdia de nós.
Dá-nos ombros mais fortes. Aumenta nossa fé. Ensina-nos a orar. Necessitamos desesperadamente da tua presença! Estamos perdidos e desolados longe de Ti. Já não há ninguém que faça o bem! Nenhum sequer! O mundo está em curto-circuito. A impiedade se alastra. Estamos sedentos, carentes e desorientados...
Meu Pai, olha pra nós. Olha para a terrível desigualdade, olha para a corrupção, olha quanta intolerância! Ampara-nos! Restaura-nos! Salva-nos!
Estamos com saudades do Senhor! Queremos ficar na Tua doce presença. A vida não tem sentido e não vale a pena sem o Senhor! Longe só há desgraça, morte e inferno.
Creio nas Tuas palavras, creio nas Tuas promessas. Eu te amo Senhor Jesus! Meu coração exulta em tua salvação!
Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade! Por isso não temo, ainda que a terra trema, edifícios caiam e os montes afundem no coração do mar, ainda que bombas desintegrem cidades e exterminem civilizações.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura!
Em nome de Jesus Cristo,
Amém.

04 setembro 2006

O batismo cristão

O batismo é a declaração de nossa fé em Cristo. Pelo batismo, o convertido está publicamente assumindo sua fé em Jesus e confirmando sua decisão de ser discípulo dele. É uma comemoração de sua inclusão na família de Deus. É um símbolo do início da vida cristã.

Depois que você creu em Jesus Cristo, batizar-se é o próximo passo. O batismo sempre segue a fé. O batismo não o torna um membro da família de Deus; somente a fé em Cristo faz isso. O batismo não salva. Nem toda a água do oceano pode limpar a imundícia do nosso pecado. Somente pela sua fé em Jesus é que você é salvo.

O batismo é carregado de significado:

1. É um ato de obediência a Jesus. Ele ordenou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19,20). O próprio Jesus foi batizado nas águas, deixando o exemplo para todos nós.

2. É a representação exterior de uma experiência interior. O batismo é uma representação física de uma verdade espiritual. O batismo não faz você ser crente, mas mostra que você já o é. Batismo é como uma aliança de casamento: é o símbolo do compromisso que você já fez no coração. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2Coríntios 5.17).

3. É uma representação da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. O batismo simboliza a morte para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo. O batismo é um funeral – declara a morte do “eu”. O batismo simboliza a ressurreição para uma vida voltada para Deus. “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6.4).


Quem deve ser batizado?
Qualquer pessoa que tenha fé em Cristo. A única condição é crer. No Novo Testamento as pessoas eram batizadas assim que criam. Há um padrão claro: as pessoas ouviam o evangelho, aceitavam a Cristo e eram batizadas.

Há o registro de 3.000 pessoas que foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. (Atos 2.41).

Houve um homem, que após ouvir Filipe falar sobre o evangelho, perguntou: “Que me impede de ser batizado?”. Felipe disse: “Você pode, se crê de todo o coração”. O homem respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Então Filipe e o homem desceram à água, e Filipe o batizou (Atos 8.36-38).


Quando você deve ser batizado?
O mais rápido possível! É um ato de iniciação, e não algo que você deve adiar até estar maduro espiritualmente. O batismo não é opcional, não deve ser atrasado ou desprezado. Ele significa sua inclusão na família de Deus e anuncia publicamente ao mundo: “Eu não tenho vergonha de ser parte da família de Deus”. Portanto, assim que você recebeu Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, você pode e deve ser batizado.


Como é o batismo?
Os protestantes batistas compreendem que o batismo deve ocorrer por imersão: todo o corpo deve ser colocado na água. Jesus foi batizado por imersão: “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água” (Mateus 3.16). Os batismos no início da igreja eram todos por imersão. A palavra “batizar” deriva do grego “baptizo” que significa literalmente “imergir ou mergulhar na água”. Por fim, vale dizer que a imersão é a melhor forma de simbolizar o sepultamento e a ressurreição.