24 janeiro 2007

Adquira ferramentas de estudo bíblico

por Davi Lago
Alguns livros são muito úteis para orientar e ajudar nosso estudo bíblico. Sugiro livros como:
1. Manual Bíblico Halley.
2. Doze maneiras de estudar a Bíblia Sozinho (Rick Warren).
3. Entenda a Bíblia (John Stott).
4. Através da Bíblia Livro por Livro (Myer Pearlman).
5. Comentário Bíblico de Matthew Henry.
6. Livros da série Comentário Bíblico Expositivo de Hernandes Dias Lopes.
7. Comentário Bíblico Expositivo de Warren Wiersbe.
8. Bíblia de Estudo NVI.
9. Bíblia de Estudo Genebra.
10. Bíblia de Estudo Pentecostal.
11. Bíblia Apologética.
12. Bíblia Thompson.

12 janeiro 2007

Quero revolucionar o mundo

por Davi Lago
Precisamos ter uma determinação feroz de seguir a Jesus! Nossa oração deve ser a oração do jovem missionário David Brainerd: “Que eu possa ser uma chama ardente a serviço do Senhor”. Você precisa ser uma brasa causticante a serviço do Reino! Se alguém te atacar num rio, precisa sair vapor! John Wesley disse: “Dá-me cem homens que não amem ninguém mais do que Deus e que não temam nada senão o pecado, e com eles eu abalarei o mundo”.

10 janeiro 2007

Separe tempo para orar












por Davi Lago
É um absurdo gastar tempo com futilidades e negligenciar a oração. Isto é uma vergonha, como diria Boris Casoy. Não podemos desperdiçar tempo. Há jovens que passam horas no Orkut, no MSN, conversando bobagem no telefone, jogando Playstation. Gastam três horas assistindo lixo na tv, mas não passam uma hora sequer orando. Jesus repreendeu seus discípulos: “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?” (Mt 26.40).

Uma pessoa que passa três horas na frente de uma televisão todos os dias, no término de um ano, terá acumulado 1095 horas assistindo tv, o que dá mais de 45 dias. É assustador! Dos 365 dias do ano essa pessoa passou 45 dias inteiros na frente de uma tv! E quanto tempo ela passou em oração?

A prioridade máxima da vida de Jesus era estar em comunhão com o Pai. Ele nunca estava ocupado demais que não pudesse orar, ele sempre encontrava tempo para orar: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando” (Mc 1.35).

Nossa prioridade máxima deve ser a comunhão com Deus. Se Jesus sempre encontrava tempo para orar, todos nós podemos fazer o mesmo. Li a história de um empresário hiper-atarefado que orava todos os dias das 12h às 12h30. Ele escrevia na sua agenda: “Reunião com Jesus Cristo, meu Senhor”.

Devemos separar um horário específico e orar com regularidade. Daniel se obrigava a orar de joelhos três vezes por dia. Comece orando 20 minutos por dia. Nunca tenha pressa para orar. “A pressa é a morte da oração”, como disse Samuel Chadwick. Comece orando um período curto e aos poucos vá aumentando. É um caminho sem volta! Lembre-se que “nenhum tempo é tão bem aproveitado quanto o tempo que passamos de joelhos” (John Ryle).

07 janeiro 2007

O dom da hospitalidade

por Davi Lago

Hospitalidade é abrir a casa e receber as pessoas com especial cuidado e amor. O princípio básico da hospitalidade é colocar a si mesmo e seus recursos à disposição de desconhecidos.

A hospitalidade é importante porque é uma forma prática de demonstrar o amor. Hospitalidade é dar de si mesmo, e aqueles que mais dão de si mesmos são os que mais se assemelham a Cristo Jesus, que nunca poupou coisa alguma de si mesmo, em seu serviço aos outros.

A hospitalidade é uma virtude ordenada e louvada ao longo da Bíblia (Gn 18; Ex 22.21; Dt 14.28-29). Jesus desfrutou a hospitalidade de outros enquanto estava aqui na terra, como também fizeram os apóstolos (At 16.15; 28.7; Fm 22).

Os cristãos sempre praticaram a hospitalidade: “Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles” (At 15.4).

A hospitalidade é um atributo do caráter cristão. “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação” (1Pe 4.9).

Ao abrir o lar para servos de Deus, ajuda-se a promover a verdade. “É, pois, nosso dever receber com hospitalidade irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade” (3Jo 5-8).

Ao hospedar desabrigados e ao servir o próximo, estamos servindo ao próprio Senhor (Mt 25.35,43).

Não se deve abrir o lar só para que os outros retribuam a hospitalidade (Lc 14.12-14). Deve-se fazê-lo para glorificar ao Senhor.

A hospitalidade é especialmente uma característica dos líderes cristãos (1Tm 3.2; Tt 1.8).

Há, no entanto, pessoas que possuem o dom de hospitalidade. “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade” (Rm 12.13).

Quem possuí o dom da hospitalidade não apenas recebe calorosamente as pessoas, mas ama agir deste modo. São pessoas poderosamente motivadas por Deus a acolher outras pessoas.

A estudiosa da Bíblia Lida Knight[i] elenca algumas características encontradas comumente no possuidor deste dom:

  • Abre o lar com alegria, sentindo-se privilegiado em oferecer uma refeição ou repouso.
  • Faz o hóspede sentir-se como membro da família.
  • Não tendo seu próprio lar, ou não tendo liberdade para convidar outros para o seu lar, procura meios alternativos para acolher pessoas.
  • Quer proporcionar um ambiente acolhedor para a evangelização de parentes ou amigos.
  • Está muito mais interessado no hóspede. Oferece o melhor que tiver.
  • Preocupa-se com os visitantes da igreja, querendo que estes se sintam bem e queiram voltar.
  • Gosta de hospedar servos do Senhor que vêm fazer algum trabalho na igreja (3Jo 5-8; At 16.15).
  • Preocupa-se muito com os crentes que estão longe e seus familiares e procura oferecer apoio.

“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos” (Hb 13.2).

____
[i] KNIGHT, Lida E. Quem é você no corpo de Cristo. Campinas: Luz para o Caminho, 1994, p. 197.

05 janeiro 2007

Revolução espiritual

por Davi Lago

Em tempos sombrios, onde o suicídio se tornou a terceira maior causa de morte entre os jovens brasileiros, um poderoso exército da luz está se levantando na capital mineira. Jovens absolutamente apaixonados por Cristo estão dispostos a viver o evangelho de forma radical! Os loucos por Jesus da Igreja Batista Getsêmani estão saqueando o inferno num ritmo frenético! Inspirados na vida santa dos heróis da fé, eles estão determinados a marcar esta geração.

Totalmente Loucos por Jesus
Todo sábado reunimos mais de dois mil jovens de toda a cidade em uma grande celebração! Cada culto explode em louvor ao Rei Jesus! Nas reuniões há intercessão ininterrupta e o Evangelho é pregado de forma contundente. O resultado tem sido a transformação total de milhares de jovens que estavam escravizados às drogas, à imoralidade, à depressão, à futilidade. Nenhum jovem se encontra com Jesus e permanece o mesmo! Qualquer pessoa pode ser completamente regenerada por Cristo!

O Senhor está se movendo em nosso meio! O Senhor está nos chamando para uma vida pura e irrepreensível no meio de uma geração corrupta e perversa.

Estamos em chamas para Deus! E pelo poder do Espírito Santo, este cristianismo fervoroso e vibrante está contagiando o Brasil e o mundo através da internet, onde todos cultos são transmitidos ao vivo.

A missão dos loucos por Jesus
A missão dos loucos por Jesus é virar o mundo de cabeça para baixo. Queremos nadar contra a correnteza do pecado e resplandecer a vida abundante que só existe em Jesus! Queremos saquear o inferno! Queremos pregar o amor de Deus! Queremos glorificar nosso Senhor!

Jesus Cristo é o maior de todos os revolucionários! A História não pode ser compreendida sem ele! Tudo que Jesus toca é transformado! Ele é o único que pode revolucionar corações! Esta é a maior revolução! Jesus é incomparável! A vida só vale a pena a partir Dele. Não há nada mais fascinante do que seguir a Jesus!

Não descansaremos. Temos apenas um objetivo na vida: seguir ao Senhor. Viveremos e morreremos por Ele!

Queremos ver os 35 milhões de jovens brasileiros, salvos pelo poder de Cristo! Estamos clamando por um avivamento poderoso nesta geração! Desesperadamente suplicamos por uma revolução espiritual nesta terra!

Viver a vida ao máximo e com toda intensidade é viver a vida com Jesus. Nem a viagem das drogas, ou o prazer do sexo, ou os diplomas acadêmicos, ou as conquistas pessoais, ou a felicidade do casamento, podem superar o prazer que é conhecer Jesus pessoalmente e caminhar com ele a cada dia. É a maior loucura. Nenhum jovem pode afirmar que já experimentou algo ‘muito doido’ se ainda não experimentou Jesus. Jesus está vivo e pronto a entrar em seu coração, se tão somente você o convidar. Experimente-o agora! Hoje! Já!.

02 janeiro 2007

Xeque Mate Gelado: 1 ANO

Este blog fez um ano de idade. Ainda não sabe falar nem andar. Mas está crescendo Louvo ao Senhor pelos amigos que conheci aqui e pela oportunidade de falar sobre o evangelho de Jesus. São mais de 70 textos postados. Abaixo os links para meus textos prediletos deste primeiro ano.

1. Jesus Cristo Incomparável: Texto sobre a maior figura da História humana. Jesus, o caminho, a verdade e a vida.

2.A Mulher depois de Cristo: Jesus devolveu a dignidade às mulheres. Nada ficou igual depois Dele.

3. A loucura do ateísmo: "Diz o louco em seu coração: não há Deus!" Salmo 14.1.

4. Tostão ainda não encontrou Deus: Comentários a um texto do Tostão publicado na Folha de São Paulo.

5. O vazio crônico: A grande doença da minha geração.

6. Nietzsche está morto: Foto da cova onde o filósofo que morreu demente está enterrado.

7. Pare com essa idiotice: Alerta pra quem tem fé no acaso.

8. Billy Graham vai pregar até o fim: A trajetória do maior evangelista de todos os tempos.

9. A incrível estátua pregadora: Um relato verídico impressionante.

10. Compreendendo a Ceia do Senhor em três tempos: Na Ceia olhamos para o passado, para o presente e para o futuro.

11. Uma oração: Dia 11 de setembro.

12. Jece Valadão: Macho de verdade: A regeneração do maior cafajeste do Brasil. O poder transformador do evangelho muda até mesmo o mais depravado ser da terra.

13. Porque o cristão não precisa das bebidas alcoólicas: Razões básicas pelas quais um cristão não precisa beber.

14. Bibliografia para compreender a igreja evangélica brasileira: Leia.

15. 10 livros para universitários cristãos: Leia mesmo.