22 novembro 2007

O pecado escraviza

Por Davi Lago
Não existe liberdade longe de Deus. Não existe realização longe de Deus. Como disse John Stott: “O pecado não apenas nos aparta de Deus, mas leva-nos a escravidão”. Ele promete liberdade, mas escraviza.
O grande evangelista Moody chamou um menino no púlpito durante uma pregação. Ele pegou um barbante e deu uma volta enrolando o menino e disse: “tente sair daí”. O menino riu e com um leve movimento se soltou. O pastor então, começou a enrolar o menino com todo o carretel do barbante. Depois de enrolar tudo, disse: “agora saia daí”. O menino não conseguiu.
Isso é o que o pecado faz. Cada vez que pecamos nosso coração fica mais duro e frio com relação a Deus, e nosso temor ao Senhor vai atenuando, até que desaparece e estamos totalmente imersos no pecado. Cada volta que o barbante dá, a cada pecado que cometemos, mais escravos nos tornamos.

19 novembro 2007

A suprema prioridade

Por Davi Lago

“Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento,
enquanto a minha casa continua destruída?”.
Ageu 1.4.

Há vários sinais de mundanismo e indiferença que demonstram que Deus não é prioridade nas nossas vidas. Em primeiro, o materialismo. Era o caso do povo de Judá. Eles moravam em casas de fino acabamento, mas a casa do Senhor continuava em ruínas. Suas casas eram requintadas e luxuosas. Quando estamos desesperados e obcecados por dinheiro e bens materiais, Deus está em segundo plano no nosso coração. Ficamos atrás de status symbols, como carros caríssimos, roupas caríssimas, brinquedinhos caríssimos e, em contrapartida, nossa vida espiritual fica em ruínas.
Outro sinal de apatia é a falta de tempo para comunhão com o Senhor. Não há espaço na nossa rotina para Deus. Cabe tudo, menos Deus. Há tempo para todas as coisas, menos para orar e ler a Bíblia. O Senhor é algo a mais para encaixar na nossa rotina, quando possível.
Encontrei uma moça que estava desviada do evangelho. Há muito tempo ela não pisava em um culto. Eu a questionei: “quando você vai voltar para a igreja?”. Ela disse: “Ah! Só sei que não vai ser tão cedo!”. Há insensibilidade a Deus quando damos para Deus apenas sobras. Sobras da nossa energia, do nosso dinheiro, da nossa disposição, do nosso tempo.
Estamos alienados de Deus quando só há desculpas em nossos lábios. O povo estava cheio de desculpas: “Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor” (1.2). Benjamim Franklin disse: “Jamais conheci um homem que fosse bom em inventar desculpas e que também fosse bom em alguma oura coisa”. A indiferença a Deus é caracterizada, portanto, por uma terrível letargia espiritual e acomodação em nossa própria vontade egoísta.
Deus deve ser a suprema prioridade de nossas vidas.

14 novembro 2007

O pecado não compensa

Por Davi Lago



Uma vez fui evangelizar em uma praça no centro de Belo Horizonte. Chegando lá, encontramos um grupo de jovens góticos completamente bêbados. Um deles estava no coreto, jogado no chão, totalmente transtornado e fora de si. Ele parecia um cachorro, completamente imundo e drogado. Fiquei olhando e pensando que não era para ele estar ali como um cachorro, um porco. Mas é isso que o pecado faz.
Você não pode cometer um pecado sequer sem pagar por ele. Colhemos tudo que plantamos, e colheremos os frutos de nossos pecados. Moisés desobedeceu a Deus e não pode entrar na terra prometida, Davi adulterou e matou, sua família foi amaldiçoada e ele não pode construir o templo do Senhor.
Ainda que aparentemente as conseqüências não apareçam, elas virão com absoluta certeza. Deus não falha, ele condenará todos os pecados. Cada pecado receberá sua retribuição. E o salário do pecado é a morte.
Diante de tudo isso, não podemos brincar com o pecado. Não brinque de chegar mais perto do penhasco. “Vamos ver quanto mais perto do fogo eu chego sem me queimar!”. Não brinque assim como pecado. Ele te mata.
Não deixe o mínimo pecado entrar na sua vida. As árvores sequóias são os maiores seres vivos do planeta. Alcançam 120 metros de altura, sua casca tem 30 centímetros e são necessários vinte homens para abraçá-la. Nada consegue derrubar as sequóias. Nenhum elefante, nenhum rinoceronte, nem cm homens chutando ela conseguem derrubá-la. Mas existe um pequenos ser que as derruba: o cupim. Pequenos cupins sempre derrubam as gigantescas sequóias nos Estados Unidos.
Cuidado com os pequenos cupins, cuidado com os pequenos pecados. Os pequenos pecados abrem as portas para os maiores. Vigie, esteja alerta.