19 dezembro 2007

O Cristianismo e a universidade

Por Davi Lago


A universidade é uma herança cristã. Cristo mudou o rumo da civilização. Tudo que Jesus tocou foi transformado e a educação não escapa desta regra. As universidades surgiram para promover instrução aos clérigos da igreja. Grandes universidades, como Oxford, Princeton, Cambridge e Yale, surgiram para formar pastores e missionários. A Universidade de Harvard foi fundada com os investimentos do reverendo John Harvard.
Está gravada em pedra na entrada de Havard a seguinte mensagem: “Depois de Deus haver nos trazido em segurança à Nova Inglaterra, se havermos construído nossas casas, provido as necessidades da nossa comunidade, construído templos para adorarmos a Deus, e estabelecido um governo civil, um dos nossos próximos anseios e pelo qual lutamos foi um aprendizado avançado, e sua perpetuação para a prosperidade; com a preocupação de não deixar um pastor sem conhecimento para as igrejas, quando os pastores de hoje repousarão no pó” .
Antes do Cristianismo não havia o conceito de educação em massa. Uma das figuras centrais na promoção da educação para todos foi Calvino. Em Genebra ele realizou um trabalho que se tornou um modelo para os nossos dias em todo o mundo.
Os protestantes defendiam a idéia de que o propósito da educação é tornar Deus conhecido entre as pessoas e ensiná-las a glorificá-lo. A forma de manter a Reforma era levar o povo a ler a Bíblia. O resultado disso é que as nações mais influenciadas pelo protestantismo receberam a melhor educação, em virtude da ênfase na Palavra de Deus.
Uma pesquisa sobre as taxas de alfabetização realizada no início do século XX, demonstrou que nos países mais afastados do cristianismo, como China e Índia, as taxas de alfabetização da população variava de 0 a 20%. Nas nações influência predominantemente católica, as taxas subiam para 40 a 60%. Mas nas nações de larga influência protestante, o índice de alfabetização variou de 94 a 99,9% .
Hoje em dia, mais do que nunca, estudar em uma universidade é fundamental. É essencial para entrar no disputado mercado de trabalho. Num país onde há tanta desigualdade social, precisamos orar para que o Senhor abençoe seu povo e abra as portas das universidades para ele.
É também essencial a presença de cristãos na universidade para que possamos ocupar posições chave na sociedade. Precisamos de cristãos influentes, em posição de destaque, para pregar o evangelho.
Todos aqueles que desejam ser missionários precisam estudar. Pessoas com diploma e profissão têm maiores chances de entrar em outros países, especialmente nos países mais pobres, que são carentes de profissionais qualificados.
A entrada de crentes nas universidades é ainda vital para que a nação de universitários seja evangelizada. Os campus estão prontos para a colheita. Quatro milhões de universitários precisam ser conquistados. Devemos pregar poderosamente a Palavra de Deus, anunciar a salvação e glorificar a Cristo.

05 dezembro 2007

Leia o Novo Testamento em um mês

Por Davi Lago
George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. Richard Foster xerocava e recortava versos bíblicos e ficava os decorando. George Muller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela.
Se lermos apenas oito páginas da Bíblia por dia, conseguimos ler o Novo Testamento inteiro em um mês e a Bíblia toda em quatro meses. Precisamos nos apaixonar novamente pela Sagrada Escritura.

03 dezembro 2007

A necessidade de uma vida devocional sólida

Por Davi Lago


Como é bom estar perto de quem amamos. Não existe nada melhor do que estar perto de quem nos ama. Como é bom ficar perto dos amigos, sair com eles para jogar boliche, conversar, assistir um filme, pescar, plantar uma árvore, jogar xadrez, cozinhar, caminhar. Qualquer programa vale a pena quando estamos perto de quem amamos. É maravilhoso estar com a namorada, a noiva, a esposa. É maravilhoso estas com os filhos e filhas.
Mas a maior de todas as alegrias é estar com Deus. Foi para isso que nós fomos criados: para adorar, glorificar e se alegrar em Deus para sempre. A vida não tem sentido fora de Deus. “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28). Nós fomos criados para ter comunhão com Deus.
Deus está em nossa procura para ter comunhão. Ele está atrás do homem desde que Adão e Eva pecaram. “Onde estás Adão?”. Ainda hoje Deus, amorosa e insistentemente, continua procurando o ser humano. Deus nos procura para nos salvar, para nos usar, para nos honrar e para ter comunhão.
Nossa maior necessidade é a comunhão com Deus. Estar próximo a Deus é mais importante do que o sucesso diante dos homens. Buscar a Deus em primeiro lugar é nossa suprema prioridade. Se você ainda não conhece Jesus, este é o momento. É ele quem nos reconcilia com Deus. Portanto, arrependa-se de sua vida de pecado e volte-se para o Senhor. Ele aguarda ansiosamente para ter comunhão com você.
Mas, infelizmente, muitas pessoas que já encontraram o Salvador, perderam a comunhão com ele no meio do caminho. Pessoas que estão com a vida devocional em ruínas.
Sem uma vida devocional sólida, nossa vida vivem em altos e baixos com Deus, estamos indefesos diante das tentações, o pecado se apodera de nós. Quem não lê a Bíblia hoje, é o desviado de amanhã. Quem não lê a Bíblia não conhece a Jesus. Como disse Jerônimo: “Almas ignorantes da Bíblia, são almas ignorantes de Cristo”. Da mesma forma, uma alma sem oração é uma alma sem Cristo. É necessário voltar para Deus, voltar para a comunhão com o Pai.