23 junho 2008

Meu novo blog: Universitários Getsêmani - confira!

Por Davi Lago


Está no ar o blog Universitários Getsêmani .O blog tem esse nome porque é administrado por universitários da Igreja Batista Getsêmani em Belo Horizonte.
O objetivo deste blog é fornecer recursos para o ministério com universitários. Para isso, disponibilizamos aqui: textos com orientações para quem deseja implantar um clube cristão na sua faculdade; roteiros de estudos com temas pertinentes ao universitário cristão; artigos; links; listas de clubes cristãos.

O departamento de apoio aos universitários da Igreja Batista Getsêmani
O departamento de apoio aos universitários da Igreja Batista Getsêmani promove seminários, debates, retiros, e palestras focadas em temas relevantes para os universitários cristãos. Nossa atividade central é uma reunião semanal onde reunimos os líderes de clubes cristãos das universidades de Belo Horizonte. Nesta reunião realizamos uma palestra seguida de uma discussão. Abordamos temas relevantes para o universitário cristão, como: As pressões sexuais na universidade; Cristianismo e pós-modernismo; Cristianismo e política; Cristianismo e meio-ambiente; Características da sociedade hedonista; Como evangelizar numa sociedade pluralista; O evangelho e o homossexualismo; Evidências da existência de Deus entre muitos outros.

O projeto de implantação de clubes cristãos em todas as faculdades de Belo Horizonte
Com base na nossa reunião semanal treinamos e damos suporte para todo universitário de nossa igreja que deseje montar e estruturar um grupo. Como contamos com mais de dois mil universitários em nossa igreja, é possível alcançar quase todas universidades de Belo Horizonte. Nosso trabalho não é isolado. Estamos em cooperação com os estudantes ligados à ABU (Aliança Bíblica Universitária), a Igreja Batista da Lagoinha, Igreja Batista Central, Oitava Igreja Presbiteriana, Terceira Igreja Presbiteriana, MPC (Mocidade para Cristo) e várias outras igrejas.

Participe das nossas reuniões
Reunião dos Universitários Getsêmani
Todo sábado, 17h30, Sala 251, Igreja Batista Getsêmani
Rua Cassiano Campolina, 360, Dona Clara, Belo Horizonte.
>www.getsemani.com.br

Contato
Davi Lago
pietista@hotmail.com
31 8661-3770

21 junho 2008

Bem-aventurados os perseguidos - roteiro de estudo para grupos pequenos

Por Davi Lago


Leitura: Mateus 5.10-12

Introdução
As bem-aventuranças falam de 8 pedras fundamentais no caráter cristão. Elas descrevem a vida santa, elas separam os discípulos do povo. Vamos estudar a última bem-aventurança: “bem-aventurados os perseguidos”. Essa é a bem-aventurança mais enfatizada. Ser perseguido faz parte da descrição do crente verdadeiro. Não existe cristianismo “doril” ou “anador”. Cristianismo exige renúncia, sacrifício e perseverança.

Estudo

1. Como os cristãos são perseguidos?
- Insultos.
- Calúnias. Por exemplo, os cristãos primitivos eram acusados de canibalismo por causa do ceia do Senhor.
- Rejeição.
- Complôs, tramóias.
- Leis. Na Europa as leis proíbem pregação ao ar livre.
- Dentro da própria família.
- Violência. No início do cristianismo não havia uma família sem um mártir.
- Todo tipo de tentação. Toda vez que somos tentados a pecar, estamos sendo perseguidos.
- “Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo” Mt 10.22.

2. Por que o cristão é perseguido?
- As trevas odeiam a luz.
- Mundo odeia Cristo: ódio à Cristo seria transferido aos discípulos.
- Ensino do evangelho é totalmente contrário ao mundo, são dois sistemas irreconciliáveis.
- Trevas não compreendem a luz.
- Mundo não conhece a Deus: “Tratarão vocês assim por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou” Jo 15.21.

3. Por que quando nos lembramos dos sofrimentos de Cristo, somos fortalecidos nas perseguições?
- Porque descobrimos que ele conhece nossa dor.
- Porque Jesus sofreu angústias incomparáveis; justo ele, o único que não merecia sofrer.
- Porque quando insultado não revidava, quando sofria, não fazia ameaças.

4. Por que somos fortalecidos nas perseguições quando nos lembramos do sofrimento dos santos?
- Porque lembramos que Noé, Daniel, Estêvão, os discípulos e todos os santos verdadeiros foram perseguidos por amor a Jesus.
- “Resistam, permanecendo firmes na fé, sabendo que seus irmãos em todo mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” 1Pd5.9

5. Por que olhar para a eternidade nos fortalece durante as tribulações?
- Valorize o futuro mais que o presente.
- “Pois nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”. 2Co 4.17.
- “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” Rm 8.18.

6. Por que é motivo de alegria sofrer por Cristo?
a) Você está participando dos sofrimentos de Cristo.
- “Por amor a ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro” Sl 44.22.
- “Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelado, vocês exultem com grande alegria” 1Pd 4.13.

b) Você é um crente genuíno.
- Sofrer por Cristo é um certificado que você é crente mesmo.

c) Você tem uma oportunidade para testemunhar.
- William Booth: “Daqui 50 anos não fará diferença como nos trataram, mas fará toda diferença como nós tratamos a obra de Deus”.

7. Que bênçãos estão prometidas para os que perseverarem diante das perseguições?
a) Reino dos Céus.
b) Galardão.

Conclusão:
“Se perseverarmos, com ele também reinaremos, se o negarmos também ele nos negará” 2Tm2.12.
“Para mim o viver é Cristo”. Paulo.

01 junho 2008

A origem das igrejas batistas

Por Davi Lago
Dá-se o nome de “Reforma Protestante” ao grande movimento religioso que no século XVI cindiu a igreja cristã em duas partes: a igreja evangélica e a igreja católica romana. Até aquela data havia uma só igreja, mas esta, cheia de erros e de inovações, tinha se desviado bastante dos ensinos bíblicos. Várias heresias e ensinamentos anti-bíblicos infestavam a igreja: o dogma do papado, a idolatria a imagens, a idolatria a Maria, a salvação pelas obras, as penitências e muitos outros erros que a levaram a esconder a Bíblia do povo.
Houve, no entanto, vários homens que não se conformavam com esse estado de coisas. Eram os que desejavam abolir as práticas e costumes que depunham contra o caráter santo que tem a igreja. Esses homens foram perseguidos e muitos foram mortos. Homens como Wyclif, John Huss e Savonarola.
A Reforma veio a partir da atuação de um monge alemão, professor de teologia, chamado Martinho Lutero. Ele se rebelou contra a venda de indulgências (venda de remissão de pecados pelo papa). Lutero escreveu 95 proposições contra as indulgências e afixou-as à porta da sua catedral (31 de outubro de 1517). Iniciou-se, então o movimento dos reformadores. Lutero e outros homens queriam uma reforma dentro da igreja. Essa, porém, não se fez. Dividiu-se então a igreja cristã.
Há várias explicações sobre o surgimento das igrejas batistas. A mais comum afirma que os batistas são sucessores dos reformadores ingleses, especialmente os que se organizavam de acordo como sistema congregacional.
A primeira igreja batista surgiu em Amsterdã dentre os separatistas e se centrou ao redor de John Smyth, um graduado da Universidade de Cambrigde na Inglaterra[i].
O trabalho batista no Brasil, depois de uma tentativa em 1871 (Santa Bárbara, SP), que não durou, teve início, em caráter permanente, em Salvador, onde se organizou em 1882, como resultado do trabalho dos missionários Wiiliam Buck Bagley, Zachary Clay Taylor e do ex-padre católico, Antônio Teixeira[ii].