06 junho 2006

666 - o Número da Besta

"Six Six Six, the number of the beast!" Iron Maiden
"Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis"
Apocalipse 13.18.
Que é o número da besta?
Comentário do reverendo Hernandes Dias Lopes:
"O anticristo, no seu cumprimento profético, foi representado por vários governos anticristãos e totalitários que perseguiam a igreja ao longo dos séculos. De igual forma, o falso profeta simboliza as religiões e as filosofias falsas deste mundo que desviaram os homens de Deus para adorarem o anticristo e o dragão. Ambas as bestas se opõe à igreja durante toda a dispensação.Mas, o anticristo aponta para um personagem escatológico que reunirá toda a maldade dos impérios e governos totalitários.

O anticristo será uma pessoa, ele é o homem da iniquidade, o filho da perdição, o abominável da desolação, a besta que emerge do mar, a encarnação de Satanás. Os cristãos primitivos entenderam que ele era Nero. Os reformadores entenderam que ele era o Papa romano. Estudiosos modernos disseram que foi representado por Napoleão, Hitler e Mussolini.

Seu número é 666.
William Barclay diz que as interpretações com respeito ao número 666 são infinitas.
Wim Malgo, faz referência a diversos significados do número 666, mencionando desde o computador até os grupos mais famosos da música rock como Beatles, KISS, Black Sabath, ACDC.
Michael Wilcock acredita que todas as especulações para marcar um personagem da história ou instituição com esse número estão erradas.
Arthur Blomfield, entende que o número representa uma trindade maligna: o diabo, o anticristo e o falso profeta.
Charles Erdman sugere que esse número seja simbólico. Sete é o número perfeito, enquanto, seis é o número impereito. Seis é o número do homem, o número incompleto, imperfeito, o número do pecado.
Simon Kistemaker diz que o número seis aponta para o juízo: no final do sexto selo, a sexta trombeta e a sexta taça.
William Hendriksen, nessa mesma linha de pensamento, diz que 666 é fracasso, sobre fracasso, sobre fracasso. Ele incorporará a plenitude da imperfeição, a consumação da maldade. Assim, 666 é o número representativo da maior encarnação concebível da depravação e do mal" (Apocalipse, Editora Hagnos).
George Ladd diz:
"O máximo que podemos dizer é que se o número da besta é uma profecia de uma situação futura, ninguém ainda foi capaz de resolver o seu significado, mas quando vier a hora o significado será evidente" (Apocalipse - introdução e comentário, Edições Nova Vida).
Finalizo com citação do mestre Matthew Henry:
"Quem tem sabedoria e entendimento verá que todos os inimigos de Deus estão numerados e marcados para destruição; e que o prazo de seu poder breve expiará, e que todas as nações se submeterão ao nosso rei de justiça e paz" (Comentário Bíblico, CPAD).

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Davi,

Vi teu comentário no blog do Luis Fernando. Será que vc pode me passar o link do pastor criticando a teologia da igreja emergente?
Obrigado desde já brother, e vamos nos conhecendo.
Meu email - bartholimarconi@hotmail.com

Abraço Fraterno,
Marconi Bartholi

2:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

É só um número e só difere do 777 pela mesma razão que o 777 difere do 888.

Abraço!

11:00 AM  
Blogger Davi Lago said...

Heheheheeeheh

2:48 PM  

Postar um comentário

<< Home