29 março 2006

Bibliografia para compreender a Igreja Brasileira

Quem quer compreender melhor toda a situação caótica que vive a igreja evangélica brasileira, não pode deixar de ler os seguintes livros, que apresentam diferentes visões sobre o mesmo problema:
1. Confissões do Pastor, de Caio Fabio (1996). Este livro não existe para vender, só é encontrado em sebos e bibliotecas. É a autobiografia do reverendo Caio Fábio, o líder mais influente da História da igreja evangélica no Brasil. Os capítulos finais do livro retratam tudo que aconteceu nos bastidores da falida AEVB (Aliança Evangélica Brasileira), e tudo de mais relevante que ocorreu na igreja na década de 90.
2. Nossa Igreja Brasileira, de Ariovaldo Ramos (2003). Este livro reúne artigos e reflexões altamente pertinentes do nosso grande Ari - presidente da Visão Mundial, Membro do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República. Ariovaldo é formado em filosofia pela USP.
3. Decepcionados com a Graça, de Paulo Romeiro (2005). Este livro disseca o neopentecostalismo e expõe suas principais contradições e heresias. Paulo Romeiro já havia denunciado outros absurdos em "Super-Crentes" e "Evangélicos em Crise".
4. Uma Igreja Sem Propósitos, organizado por Jorge Barros (2004). Este livro reúne vários artigos, de vários autores, e aborda vários aspectos que revelam a crise da igreja evangélica no Brasil.
5. Neopentecostais, de Ricardo Mariano (1999). É uma dissertação de mestrado do sociólogo Ricardo Mariano (USP). O livro faz a melhor retrospectiva histórica do neopentecostalismo que eu já li. Excelente.
6. Fim de Milênio: os perigos e desafios da pós-modernidade na Igreja, de Ricardo Gondim (1996). O pastor Gondim é muito preciso em suas colocações. O livro é rico pois em vários momentos ele apresenta uma visão pastoral, compartilhando sua própria experiência à frente da Assembléia de Deus Betesda. Ele também fez várias denúncias à heresias na igreja brasileira em "O Evangelho da Nova Era" - que chegou a ser rasgado em alguns púlpitos.
7. O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual, de Augustus Nicodemus Lopes (1995). O Rev. Dr. Augustus Nicodemus expõe vários erros que a igreja evangélica cometeu ao ser influenciada pela "teologia da batalha espiritual".
8. Protestantismo Tupiniquim, de Geodeon Alencar (2006). É a última novidade. Acabou de ser lançado e eu nem li ainda. Mas já está repercutindo por ai. Geodon é mestre em religião e coordena o seminário da Igreja Betesda, do pastor Ricardo Gondim.
Tem muitos outros livros e artigos, mas a leitura destes aqui servem como uma boa introdução ao assunto.

13 Comments:

Blogger Luis F. Batista said...

Grande Trabalho! Infelizmente ainda não parei para ler estes títulos, mas vão servir de grande referência para continuar minha fila de livros para examinar.
Valeu!

10:42 PM  
Blogger Davi Lago said...

Legal demais Luis!
O bom destes livros é que apresentam diferentes visões sobre a falência da Igreja no Brasil. Paulo Romeiro é um estudioso pentecostal, Gondim é pastor de uma grande igreja pentecostal, Augustus Nicodemus é talvez o teólogo mais ativo e influente da Presbiteriana do Brasil hoje, Caio Fábio foi o pivô de tudo no começo de '90, Ariovaldo é grande representante da Missão Integral, O Ricardo Mariano é apenas um sociólogo sério, nem crente é.

Enfim, é fundamental buscarmos uma visão ampla do movimento evangelical brasileiro. Nenhuma opinião será lúcida suficiente se não for respaldada numa visão completa da Igreja. Visão limitada gera crítica limitada.

Seu blog me entusiasma bastante ao expor os caminhos vividos e apontados pela Igreja Emergente. Quanto mais esta proposta estiver voltada para a situação da Igreja brasileira, melhor.

Tem muita coisa que eu queria falar com você, mas não tenho tempo para escrever nem aqui, nem por email, nem no seu blog... Ainda vamos nos encontrar pra bater um papo.

12:05 PM  
Blogger Volney Faustini said...

Davi,
Excelente post e tema IMPRESCINDIVEL - principalmente pelo momento que vivemos como povo e igreja.
Adicionaria os seguintes títulos:
- O Celeste Porvir (Antonio Mendonça)
- Protestantismo e Cultura Brasileira (Boanerges Ribeiro)
- A Missão da Igreja (Valdir Steuernagel)
- O Novo Rosto da Missão (Luis Longuini Neto)

Numa coleção de edições das revistas ULTIMATO e KERIGMA (disclosure!) encontramos uma excelente fonte para entedermos as duas últimas décadas!

Estou tentando disponibilizar - a começando aos poucos com uma seleção de artigos - no nosso blog Kerigma online.

E vamos que vamos que este ano ainda tem muita prioridade na agenda do Reino!

8:48 PM  
Blogger Eliot D. Chambers said...

Grande Davi! Tudo bem?

Cara, boas dicas... Esse sobre o neopentecostalismo, do Ricardo Mariano, me deixou curioso...

Que legal saber que o teu blog já está sendo citado por aí. Sucesso e longa vida ao XMG!
Abraço!

10:55 PM  
Blogger Dani Nogueira said...

ei davi...mto boa essa bibliografia...ja ouvi falar em alguns desses livros mas ainda naum tive oportunidade de le-los...vou procurar fazer isso...aki...criei um blog e tomei a liberdade de citar o seu blog nele...vc se importa??caso se importe me fala q eu apago ok?
fik com Deus

5:08 PM  
Anonymous WAGNER JUNIOR said...

Dr. Davi, faltou em sua bibliografia sobre a igreja brasileira, um livro do Rubem Amorese - ICADOBE! Neste livro ele mostra como a pós-modernidade(nas limitações desse conceito) invadiu nossa devoção, engajamento e sob a égide da secularização, relativização e privatização somos levados a viver um cristianismo frágil e superficial. Esse meu livro está com o Jonathan, pegue com ele e leia-o! Um abraço meu irmão e fique na paz!

10:55 AM  
Anonymous Wellington said...

Davi
estou escrevendo um artigo sobre a Igreja brasileira, e seus toques nas indicações são imprencindiveis ao que estou pensando, sou missionário, e como missionário analiso a pratica de nossa igreja, ao cunmprimento da grande comissão é inadmissivel pensarmos que temos 180 mil templos evangelicos no brasil e termos quase 100 tribos sem nenhuma presença missionária!!! quero conversar mais com vc sobre sua opnião meu msn é: haverim@hotmail.com

abração...

Wellington

6:13 PM  
Blogger Allan Ribeiro said...

Como é frustrante viver nas frnajas do mundo! Desses autores só conheço o Paulo Romero (por causa do site e da organização que ele dirige). Dos outros não sei nada e nem creio que poderei ter seus livros aqui. O irônico é que é mais fácil ter acesso a material do resto do mundo do que aqui em Teresina. No entanto acho maravilhoso que as discussões sobre a igreja tenham atingido o nível que atingiram e que Davi se deixe usar lendo e divulgando material e idéias, um vaso complementando o serviço dos outros, com o próposito único de satisfazer ao Senhor. Amém

Allan Ribeiro (P.S.: a próxima edição de Equipando os Santos* [equipandoossantos.blogspot.com] vai trazer "Uma Conversa Com um Muçulmano" e "O Que é Aquecimento Global?", este último trazendo uma visão diferente do tom apocalíptico da mídia em geral sobre o assunto!

*Davi, com a sua permissão para este pequeno comercial. O público altamente qualificado que acompanha o seu blog, é mais que bem-vindo no meu!

6:26 PM  
Blogger allen vaz said...

gostei da variedade.

Há tempos me desencantei com alguns dos seus autores, mas tá valendo.

Acho que há um livro q falta:
Igrejas que prevalecem do CArlito Paes, um livro brazuca sobre igrejas com propositos.

Quanto aos assuntos, acho q falta no mercado editorial uma analise sobre os seguintes pontos:

1- A pentecostalização de igrejas batistas e presbiterianas e.g. IBL,IBContagem.

2- Renovação Carismática no Brasil, não há nenhum estudo q conheça sobre o assunto.

3- Assim como também sobre o modelo celular.

Como não há livros sobre estes pontos, que tal uma lista sobre livros básicos de doutrinas de igrejas no Brasil.

3:44 PM  
Blogger Davi Lago said...

Obrigado pelos comentários Allen..
Apenas uma nota: não estamos tratando aqui sobre os autores, mas apenas sobre OBRAS essencias para compreender o momento atual da igreja brasileira..

1. Existem já livros e monografias escritas sobre a pentecostalização das igreja batistas e presbiterianas.. Principalmente sobre as batistas. Na verdade, basta ler qualquer dos livros e manuais da Convenção Batista Nacional, para compreender o processo de renovação. Especialmente os livros do Pr. Enéas Tognini. Em tempo: neste exato momento está sendo elaborado um grande livro sobre a hstória dos batistas nacionais, que será lançado ano que vem (veja mais informaçãoes no site da CBN).

2. Há farto material sobre a renovação carismática no Brasil. Prometo que depois posto um texto com algumas indicações!

3. Também há muita literatura produzida sobre o modelo celular, sobretudo do período de 2000-2002. Muitos desestes textos você encontra aqui na net.. Também prometo colocar um post sobre estes livros!

Valeu Allen!
Abração!!

11:29 PM  
Anonymous Ribamar/ Sãp Paulo said...

olá davi td bem? gostei muito da valiosa sugestão a respeito dos livros para compreender a Igreja Brasileira. sou um estudioso do movimento pentecostal no Brasil com enfase especialmente no neopentencostaslismo.
fica na Paz de Cristo!!

12:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

a respeito do rev.caio fabio
uam coisa a igreja evangelica brasileira deve compreender que nós não somos um Deus que não possa falhar.temos o dever de pedoar os nossos irmãos ,e principalmente se tratando de um urgido de Deus.
fernando silva

9:47 AM  
Blogger Alex Fajardo said...

Olá, muuito interessante seu blog, vai entrar na minha lista. Apenas uma correçãozinha boba ... AEVB não é Aliança Evangélica Brasileira, mas sim Associação Evangélica Brasileira.

Abçs

4:36 PM  

Postar um comentário

<< Home