21 junho 2006

Temporada de congressos 2006

Vários congressos evangélicos estão marcados para o segundo semestre. É interessante perceber quais temas estão sendo enfatizados. Como não poderia ser diferente, é comum a todos o desapontamento com a situação da igreja brasileira.

O Cristo dos profetas e sua Igreja é o tema do XV Simpósio Reformado Os Puritanos (3-7 julho 2006). Manoel Sales Canuto diz na apresentação: “Vivemos anos difíceis. A Igreja Brasileira está em crise. As sombras da idade média voltaram e pairam sobre nós. Nunca vimos um período tão atribulado e repleto de invenções humanas e carnalidade como na igreja de hoje. Isso nos obriga a afirmar com o autor inspirado: “Naqueles dias... cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25)”. Os preletores serão: O. Palmer Robertson, Richard Bacon, Josafá Vasconcelos e Kenneth Wieske.

Relembrando o Espírito Santo - Rumo a uma espiritualidade verdadeiramente trinitária, é o tema do 4º Congresso de Teologia Brasileira Vida Nova (29 de agosto a 01 de setembro). Donald Price fala sobre este congresso: “importante tratar da relação da Igreja com o Espírito Santo, visto que, embora sirvamos a um Deus Trino, pouco o buscamos na plenitude de sua Trindade. Por que alguns líderes das igrejas históricas deixam de falar sobre o Espírito Santo? Por medo de serem rotulados como “carismáticos” ou “pentecostais”? Será que dependemos mais dos nossos planos de marketing eclesiástico e de nossas estratégias sofisticadas do que de Deus?”. Entre os preletores estão Ricardo Barbosa, Ronaldo Cavalcante, Franklin Ferreira, Lourenço Stelio Rega, Paulo Romeiro e Elben César.

Desenhando um novo mundo é o tema do 7º Congresso de Reflexão e Espiritualidade (18 a 22 de setembro), organizado anualmente por Ricardo Gondim. Em ano de eleição, este congresso pretende refletir sobre o “inchamento” da igreja evangélica brasileira. Contará com palestras de Osmar Ludovico, Ed Rene Kvitz, Gedeon Alencar, além do próprio Gondim – que estabelece o tom do congresso: "Os evangélicos brasileiros crescem a taxas fenomenais, mostram-se vigorosos em seu zelo missionário e conquistam espaços políticos. Acredito que é hora de refletir antes de sucumbirmos ao triunfalismo festivo e inconseqüente”.

Fortalecidos no Senhor é o tema da 22ª Conferência Fiel para Líderes (2 a 6 de Outubro). Entre os preletores estão Tom Ascol, Jim Elliff, Adauto Lourenço, Augustus Nicodemos Lopes e Solano Portela. Vale ressaltar a palestra que será ministrada pelo Dr. Nicodemus: Discernindo os tempos: tendências recentes no evangelicalismo brasileiro, e a palestra do Dr. Portela: O Crescimento da Igreja: Fidelidade ou Resultados? – O Paradoxo aparente do Líder Cristão.

Enquanto isso, na América, haverão congressos voltados à temas globais. O mais concorrido é promovido pelo herói da fé vivo, John Piper:

Acima de todas forças terrestres: A supremacia de Cristo num mundo pós-moderno, é o tema da Desiring God National Conference 2006 (29 de setembro a 1º de outubro. Os preletores são David Wells, D.A. Carson, Timothy Keller, Mark Driscoll, Voddie Baucham e o próprio Piper.

3 Comments:

Blogger Dani Lucas said...

ei Davi...
bem legal essas palestras...mas onde elas acontecerão?

é bom saber q ainda há pessoas q lutam por uma igreja mais parecida com o q Jesus qria ao fundar essa "instituição" não é mesmo?

2:01 PM  
Blogger Davi Lago said...

Dani, clique nos links para saber todas as informações.

Bj

12:28 AM  
Blogger Gustavo Nagel said...

Davi, valeu pelas informações. Agora em julho rola a Fiel para Jovens também. :)

Abração.

1:35 PM  

Postar um comentário

<< Home