Porque o cristão não precisa das bebidas alcoólicas
Por Davi Lago
Há uma série infindável de razões pelas quais os cristãos não consomem bebidas alcoólicas. Por exemplo: o cristão não precisa de álcool para ficar alegre, ou para esquecer dos problemas, ou para fugir da realidade.
Há uma série infindável de razões pelas quais os cristãos não consomem bebidas alcoólicas. Por exemplo: o cristão não precisa de álcool para ficar alegre, ou para esquecer dos problemas, ou para fugir da realidade.
Entre vários motivos, o cristão não precisa das bebidas alcoólicas porque:
* O álcool cria um hábito maléfico. O álcool produz com muita facilidade uma dependência severa e violenta. Torna-se um hábito danoso e difícil de abandonar. Apesar de todas as coisas nos serem lícitas, não devemos nos deixar dominar por nenhuma delas. “‘Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo me é permitido’, mas eu não deixarei que nada me domine” (1Coríntios 6.12).
*O álcool destrói o corpo. O álcool obscurece a mente e provoca distúrbios nas funções corporais. O consumo contínuo do álcool causa cirrose no fígado e produz incontáveis desordens físicas. O álcool é um forma terrível de auto-destruição. “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que você não são de si mesmos?” (1Coríntios 6.19).
* O álcool produz morte. É comprovado que a maioria esmagadora das mortes violentas e dos acidentes no trânsito são causadas pelo álcool. “O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles” (Provérbios 20.1). “De quem são as tristezas? E as brigas de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho” (Provérbios 23.29-30).
* O álcool é um falso escape. Muitas pessoas se embebedam para fugir da realidade. Jesus disse que a embriaguez aprofunda a depressão, ao invés de eliminá-la. “Estejais vigilantes, para que vossos corações não sejam sobrecarregados com dissipação e embriaguez e as preocupações dessa vida...” (Lucas 21.34).
* A embriaguez destrói a família. Bebida em excesso é destrutiva para a família e a sociedade. Vários homens se embebedam e batem em suas esposas e filhos. Várias famílias são pobres porque o pai é um bêbado e um irresponsável. “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão. E a sonolência os vestirá de trapos” (Provérbios 23.20-21).
* A embriaguez conduz à devassidão. Embriaguez pode conduzir à imoralidade sexual, ira, briga e até mesmo assassinato. “Não se embriaguem com vinho, que leva à devassidão, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Efésios 5.18). Um cristão não somente deve não pecar, como evitar a potencialidade do pecado. O vinho transformado por Jesus de forma miraculosa, ou o que serviu na santa Ceia, certamente não era fermentado. Logicamente, ele não serviria algo que pudesse embriagar uma pessoa.
* Os profetas condenam os alcoólatras. O profeta Joel disse: “Acordem bêbados, e chorem! Lamentem-se todos vocês, bebedores de vinho; gritem por causa do vinho novo, pois ele foi tirado dos seus lábios” (Joel 1.5). Habacuque vociferou: “Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com seu furor, até que ele fique bêbado para lhe contemplar a nudez. Beba bastante vergonha, em vez de glória! Sim! Beba você também e exponha-se! A taça da mão direita do Senhor é dada a você, muito vômito cobrirá a sua glória” (Habacuque 2.15-16). Isaias vaticinou: “Ai dos que são heróis para beber vinho, e valentes em misturar bebida forte” (Isaías 5.22).
* Os bêbados irão para o inferno. Deus explicitamente diz que os bêbados não irão ao céu. “Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados herdaram o reino de Deus” (1Coríntios 6.10).
Não preciso encher a cara, meu coração já está cheio de alegria. Tem dia que eu perco a voz de tanta gargalhada. Minha alegria não é artificial, falsa e passageira. Não vivo de momentos de alegria, minha alegria é permanente. Minha alegria não depende das circunstâncias. Com Deus eu celebro a vida com entusiasmo. Prefiro minha mente sóbria e lúcida. Não tenho que fugir de nenhum problema, com Cristo eu encaro todos eles de frente. Os problemas vêm, mas a alegria não vai embora.
Prefiro beber chá mate gelado.
A Palavra adverte: “Não se deixe atrair pelo vinho. No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora” (Provérbios 23.31-32).
Minha alegria é uma pessoa: Jesus Cristo. A vida só vale a pena a partir Dele.
_________
Confira os excelentes textos abaixo:
O uso do vinho na Escritura, de John MacArthur
Embriaguez, de Brian Schwertley
Confira os excelentes textos abaixo:
O uso do vinho na Escritura, de John MacArthur
Embriaguez, de Brian Schwertley
6 Comments:
E aí grande Davi,tudo bem???
são por textos como esse q não posso deixar de visitar o xeque mate por tanto tempo...a propósito:chá mate é muito ruim..chá de limão gelado é muito mais gostoso.
Olá Davi, li o texto q vc indicou do John MacArthur e gostei d++++, muito bom mesmo! valeu!
Deus t abençoe!
Letícia Valentim!
Olá,
Tudo que foi exposto é verdadeiro mas a escritura não proibe o consumo de bebidas alcoólicas. Condena a bebedice e a glutonaria.
O proprio Senhor consumia vinho , e mesmo que não seja exatamente igual ao vinho atual tinha um certo teor alcoolico.
Portanto creio que não se pode condenar o cristão que consume com moderação vinho. O Espirito Santo o guiará em toda a verdade.
Carlos
Estou visitando este site pela primeira vez e já gostei muito. Está na minha lista. Importante fonte de pesquisa e leitura.
Glória a Deus!
Olá, primeiro devo dizer que o Blog é excelente, parabéns!!!!
Depois, digo que recentemente saiu na revista superinteressante uma reportagem com um americano que viveu 01 ano sob a doutrina bíblica. E uma das coisas que me chamou a atenção foi que a bíblia "proíbe" os homens de cortar os pêlos do corpo (cabelo, barba, etc). Pois um homem barbudo significava ser um "homem de paz", pois nas lutas se puxava o cabelo, barba, etc.
Do mesmo jeito que hoje cortamos nosso cabelo, fazemos nossa barba (estaríamos pecando?!), creio que a bíblia proíba a BEBEDICE, pois ela sim prejudica a saúde, mexe com a mente, etc. Já tomar um vinho, uma cerveja, moredara e esporadicamente, não consigo enxergar como pecado (ainda).
abraço a todos, e fiquem com Deus!
Olá! Gostei do texto a favor do não consumo das bebidas alcoólicas, elas prejudicam nossa saúde espiritual e fisica. Mais gostaria que o leque fosse aberto a todo ser humano e não restrito aos cristãos. E quanto aqueles irmãos que estão perdidos no alcool devemos orar por eles e não condena-los ao inferno. Não julgaras.
Postar um comentário
<< Home