18 dezembro 2008

Evidências da ressurreição de Jesus Cristo

Por Davi Lago


Existem aqueles que asseveram que Jesus, na realidade, não morreu, porquanto teria apenas desmaiado. Mas segundo todos os relatos dos evangelhos, os soldados romanos tiveram a certeza de que Jesus já havia morrido, e não tiveram que lhe provocar a morte, quebrando-lhe as pernas. Foram os inimigos, e não os amigos de Jesus, que confirmaram a sua morte; e garantiram essa morte, quando um soldado romano lhe atravessou o coração com uma lança.

Após ser assassinado brutalmente na cruz, Jesus foi envolto em panos de linho fino, com especiarias, conforme era o costume local. Um sepulcro novo foi usado, e ali foi depositado o seu cadáver. Além disso, uma pesada pedra foi rolada sobre a entrada do sepulcro; e essa pedra foi selada e uma guarda de soldados romanos foi postada ali.

A cristandade descansa na certeza da ressurreição de Jesus como uma ocorrência no espaço-tempo da história. O túmulo de Jesus estava vazio. A afirmação de que Jesus ressuscitara não poderia ter sido sustentada nem por um dia sequer, nem mesmo por uma hora, se o sepulcro não estivesse vazio. Caso contrário, os inimigos teriam posto fim ao cristianismo, exibindo os restos mortais de Jesus. Mas os discípulos anunciavam a ressurreição de Cristo corajosamente arriscando a vida. Os cristãos Estêvão e Tiago perderam a vida[i] por isso. Além do mais, Jesus apareceu durante quarenta dias a pessoas isoladas e em concentrações de até quinhentas pessoas[ii].

Conforme ocorre com todos os fatos históricos, a ressurreição de Jesus pode suscitar dúvidas. Mas temos ao nosso dispor os relatos confiáveis de testemunhas, a coragem de suas pregações, a futilidade dos argumentos dos opositores, os efeitos do evangelho, a coerência da mensagem, a plena suficiência do conceito mundial cristão e a glória espiritual de Jesus Cristo[iii].

O apóstolo Paulo escreveu que se Jesus Cristo não ressuscitou, vã é a fé cristã[iv]. Confúcio morreu e foi sepultado. Buda apodreceu devido a um alimento envenenado. Mas Jesus ressuscitou dentre os mortos, e, mediante a sua ressurreição, demonstrou que, verdadeiramente, ele é o Filho de Deus.

A ressurreição é a prova indiscutível de que a mensagem de Jesus é verdadeira. A ressurreição de Jesus demonstrou sua vitória sobre a morte. Jesus matou a morte. “Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse”[v].

A ressurreição é a esperança de vida eterna para o crente em Cristo. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente”[vi].



[i] Atos 7.60; 12.2.

[ii] 1Coríntios 15.6.

[iii] PIPER, John. Um homem Chamado Jesus. São Paulo: Vida, 2005.

[iv] 1Coríntios 15.14.

[v] Atos 2.24.

[vi] João 11.25-26.