03 janeiro 2006

Nota sobre a série O Pensamento Vivo de

Na série O Pensamento Vivo de vocês podem ler passagens interessantes de livros dos autores que mais me influenciam.
Aos poucos vou escrevendo mais citações. Para começar coloquei alguns trechos de grandes pregadores como Spurgeon, Ryle, Lloyd-Jones e Billy Graham; grandes teólogos como Wayne Grudem e Schaeffer; e pensadores cristãos contemporâneos como Stott, John Piper e Rick Warren.
Ainda não tive tempo para escrever citações de John Wesley e do Packer. Com o tempo pretendo acrescentar dezenas e centenas de citações destes e de muitos outros. Apenas com as citações de Spurgeon eu poderia criar outro blog.
A idéia deste nome "Pensamento Vivo" veio de uma antiga coleção da Editora Martin Claret, que editou biografias populares de personalidades da História.
Quando eu tinha 8 anos eu vi na livraria um exemplar de "O pensamento vivo de Chaplin". Lembro que folheei o livro e me senti importante. De tanto ficar folheando a minha mãe o comprou para mim. Foi a primeira vez que me senti intelectual. Na contracapa li pela primeira vez os nomes de Gandhi, Nietzsche, Freud, Maquiavel, Marx e Jung. Meu pai me explicou quem foi cada um desses. Lembro que eu já conhecia o Einstein, o Da Vinci, o Picasso e o Darwin.
Guardo "O pensamento vivo de Chaplin" até hoje, já o li uma dezena de vezes e continuarei lendo.