03 agosto 2006

A Santa Ceia em três tempos

A Ceia pode ser compreendida em três tempos:

1. A ceia tem como referência passada a morte de Jesus. A ceia é um memorial, é expressão da memória de fé. Por meio dela, relembramos em espírito de adoração e gratidão, o sacrifício de Jesus na cruz, e sua ressurreição, pela salvação da humanidade. “O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que beberem em memória de mim’” (1Coríntios 11.23-25).

2. A ceia tem como referência presente a nossa comunhão com Deus e com os irmãos da igreja. A ceia é expressão do amor e da unidade da igreja. Ao participarmos do pão e do vinho, participamos da comunhão do corpo de Cristo (1Corintios 11.17-22). Simboliza a nova aliança em Cristo. Celebramos a nossa libertação do pecado e da morte, e a nossa inclusão na Igreja de Cristo. Jesus disse quando ofereceu o cálice aos discípulos “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos” (Marcos 14.24).

3. A ceia tem como referência futura a garantia da sua segunda vida. A ceia é expressão de nossa esperança na volta de Cristo. A ceia nos encoraja em nossa caminhada diária. “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (1Coríntios 11.26).

1 Comments:

Blogger Antonio Francisco said...

Parabéns pelo artigo sobre a Santa Ceia. Bom conteúdo e boa didática.
Antonio Francisco.

2:41 AM  

Postar um comentário

<< Home