11 janeiro 2008

Anatomia do ateu

Por Davi Lago, escrevendo de Londres num teclado sem acentos


"Aos seus olhos e' inu'til temer a Deus" Salmo 36.1

Estava lendo o Salmo 36 ontem e vi que ele descreve as caracteristicas da vida de uma pessoa que ignora a Deus e prefere viver de acordo com os caprichos de sua pro'pria vontade:

1. Aos seus olhos e' inu'til servir a Deus (verso 1). O ateu considera Deus dispensa'vel. E' o'bvio que isso nao e' uma conclusao cienti'fica. Trata-se de uma escolha moral.

2. Ele se acha tao importante, que nao percebe nem rejeita o seu pecado (verso 2). Uma vez que o ateu ignora Deus, ele ignora o pecado. Se Deus nao existe nao existem absolutos, a verdade e' relativa e cada um pode viver como quiser. O ateu pode cometer os mais terriveis comportamentos e considerar tudo aceita'vel. Por isso o atei'smo e' imoral e desumano. O atei'smo justifica tudo e nao traz condenacao.

3. As palavras da sua boca sao maldosas e traicoeiras (verso 3a). O ateu tem a boca cheia de blasfemias, mentiras, palavroes e coisas do tipo. A boca fala do que esta' cheio o coracao. As palavras revelam as pessoas.

4. Abandonou o bom senso (verso 3b). Essa e' uma caracteri'stica central do atei'smo, o abandono do bom senso e da razao. O atei'smo e' ilo'gico e irracional. Ele fecha os olhos para a maior realidade do universo, Deus.

5. Nao quer fazer o bem. Ate' na sua cama planeja maldade (verso 3c-4a). O ateu nao tem nenhuma justificativa racional, de acordo com sua crendice, para fazer o bem. Pelo contra'rio, o atei'smo justifica a ide'ia evolucionista da sobrevivencia do mais forte. Se o ateu levar sua cosmovisao 'a se'rio, ele deveria pisar e matar todos ao seu redor, especialmente os mais indefesos, pobres e fracos. O atei'smo justifica o Holocausto nazista e a as atrocidades dos comunistas na Uniao Sovie'tica.

6. Nao ha' nada de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal (verso 4b). Nao poderia haver outra conclusao. Nao ha' nada que preste no atei'smo. Ele e' uma tolice com origem no coracao depravado do homem (Salmo 14.1).

Muitos ate' dizem que acreditam em Deus, mas na pra'tica vivem como ateus: sem temor a Deus, sem preocupacao com o pecado, com a boca cheia de maldade, sem razao.

1 Comments:

Blogger kaly said...

massa...

12:39 PM  

Postar um comentário

<< Home