23 fevereiro 2007

Como conhecer Deus

por Davi Lago

Deus é a maior realidade do universo. Em todas as civilizações existe o culto a Deus. O homem tem sede de Deus, sente saudades de Deus. Nossa consciência moral de certo e errado, aponta a existência do Legislador Supremo e da recompensa certa de todas as nossas atitudes. Quando olhamos para um quadro sabemos que alguém o pintou. Da mesma forma, quando olhamos o universo, sabemos que alguém o criou. O mundo não é fruto do acaso. Crer que o mundo foi criado pelo acaso é o mesmo que acreditar que um macaco possa escrever uma enciclopédia digitando aleatoriamente num teclado.

A fé em Deus não é um salto no escuro, mas um salto para a luz. Os maiores gênios foram crentes. Pascal, Cristóvão Colombo, Louis Pasteur, William Wilberforce, Johannes Kepler, George Mendel, Faraday, Robert Boyle, Cuvier, Dostoievski, Charles Dickens, Hans Christian Andersen, T.S. Eliot, Tolkien, Agostinho. Isaac Newton, por exemplo, não pronunciava o nome de Deus sem tirar seu chapéu.

Deus, no entanto, não é abstrato. Ele tem cara, cor, tamanho, cheiro. Deus se revela plenamente em Jesus de Nazaré. Quer saber como é Deus? Olhe para Jesus Cristo.

Jesus é revelado na Bíblia.

O Cristianismo não é uma fé informe, baseada na especulação. O Cristianismo tem uma base objetiva: A Revelação, as Sagradas Escrituras. Sem a revelação, ficamos apenas na especulação.

A Bíblia é a Revelação. Ninguém conheceria a verdade sobre Deus, ou seria capaz de se relacionar com Ele de um modo pessoal, se Ele não tivesse agido primeiro para se fazer conhecido. Mas Ele está perto de nós e quer que o conheçamos. Deus quer ter comunhão com cada um de nós. E Ele se revela através da sua Palavra.

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Deus é o seu autor, o Espírito Santo, seu intérprete e o Senhor Jesus, o seu assunto central. Ela expressa a vontade de Deus para o homem e lhe mostra o caminho da salvação.

A Bíblia é a Palavra de Deus, ela foi escrita por Deus. Essa é a afirmação que a Bíblia faz sobre si mesma. A Bíblia é um livro inspirado por Deus. O próprio Deus supervisionou e dirigiu a redação dos livros da Bíblia, de tal modo que o que foi escrito é composição de Deus.

A Bíblia é o Livro dos Livros. A Bíblia é a única e exclusiva resposta às indagações da humanidade na busca por Deus. A Bíblia é a voz de Deus em linguagem humana.

O propósito da Bíblia é mostrar o caminho da salvação através da fé em Jesus Cristo. O propósito da Bíblia é nos levar a um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Cristo é o coração, o centro da Bíblia. Ele é o caminho para Deus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.9). A Bíblia foi escrita para que as pessoas creiam em Cristo, o entendam, conheçam, amem e o sigam.

3 Comments:

Blogger Dani Nogueira said...

Belíssimo texto pastor Davi!!

2:46 PM  
Anonymous Bel Loureno said...

Consigo perfeitamente vizualizar vc narrando este texto... rsrsrs...
Muito Bom!

12:11 PM  
Blogger Felipe said...

Bom texto Davi. Deus te abençõe!

11:55 AM  

Postar um comentário

<< Home