05 agosto 2006

Conselhos práticos para a leitura bíblica

Cinco conselhos práticos para a leitura Bíblica:
(1) Adquira uma Bíblia NVI. A Nova Versão Internacional (NVI) é uma tradução contemporânea, de fácil compreensão.
(2) Leia a Bíblia diariamente. A Palavra deve ser lida diariamente. O melhor momento para isso é pelas manhãs junto com a oração. Precisamos de alimento para o espírito todos os dias. Não adianta malhar o corpo e ser anêmico espiritualmente.
(3) Faça um plano de leitura Bíblica. Há várias maneiras de fazer isso. A mais comum é seguir o plano de leitura bíblica em um ano. Certa vez eu elaborei um plano pessoal: fiz os cálculos de quantas páginas deveria ler para completar o Novo Testamento em um mês. O resultado me surpreendeu. São necessárias apenas oito páginas por dia para se ler o Novo Testamento inteiro em apenas um mês! Neste ritmo é possível ler a Bíblia toda em quatro meses!
(4) Leia com atenção e faça anotações. Não leia apressadamente, não corra pelo texto. Leia e releia a passagem até absorver seu conteúdo. Durante a leitura atenta e reverente, feita em espírito de oração, o Espírito Santo ilumina nossas mentes. Tenha um caderno de anotações. Anotar o que Deus lhe mostrou é uma forma de aplicar os ensinos bíblicos à sua vida.
(5) Monte uma biblioteca para o estudo bíblico. Você deve aprender a estudar a Bíblia. O estudo bíblico nos fortalece, nos dá certeza da salvação, produz paz, orienta nas decisões e nos capacita para testemunharmos nossa fé. Há vários anos tenho separado minhas manhãs de sábado para estudar a Bíblia. Separe um tempo assim e você entenderá o que Davi disse: “Tenho prazer nos seus mandamentos; eu os amo. Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro!” (Sl 119.47,97).
Para montar uma biblioteca básica de estudo bíblico é fundamental ter: (a) uma Bíblia de estudo; (b) duas versões bíblicas diferentes; (c) um comentário bíblico de um volume; (d) o Manual Bíblico de Halley, de Henry H. Halley (Ed. Vida); (e) um dicionário bíblico; (f) uma concordância; (g) o livro 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho, de Rick Warren (Ed. Vida).
George Mueller (1805-1898) é um dos grandes heróis da fé. É espantoso ler as respostas de Deus às orações que este homem fez. O que o tornou homem de fé e oração? Durante a vida, ele leu a Bíblia do início ao fim mais de duzentas vezes, e em mais da metade dessas leituras, ele o fez de joelhos, orando em cima da Palavra e estudando-a diligentemente.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Simples, mas poderosamente verdadeiro!
Para os que dominam o inglês, recomendo o site www.e-sword.net onde se pode encontrar bíblias em inúmeras línguas, inclusive a João Ferreira de Almeida em português, muitos dos mais conhecidos comentários, dicionários, concordâncias, mapas, livros clássicos e mais. Creio que 99 por cento de tudo disponível é inteiramente GRÁTIS e pode ser baixado junto com um excelente programa que roda tudo isso no seu computador melhor se tivesse uma NIV em português também.

Abraço, Davi.

8:21 PM  
Blogger Davi Lago said...

Valeu Allan!
Abração!

10:24 PM  

Postar um comentário

<< Home