18 abril 2007

Discípulos de Cristo


por Davi Lago


A palavra discípulo significa “aquele que aprende”. Não é por acaso que esta palavra aparece 269 vezes no Novo Testamento[i]. Jesus chama discípulos: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens” (Mt 4.19).

1. Os discípulos de Cristo são aqueles que guardam sua palavra
“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’” (Jo 8.31-32).

2. Os discípulos são aqueles que amam a Deus acima de todas as coisas
“Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este voltando-se para ela disse: ‘Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.25-26).

3. Os discípulos são aqueles que amam os outros
“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35).

4. Os discípulos são aqueles que carregam a cruz continuamente
“E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27).

5. Os discípulos são aqueles que renunciam absolutamente tudo por Jesus
“Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lc 14.33). Inácio no século II d.C. disse que seu martírio seria a prova final de seu discipulado cristão[ii].

6. Os discípulos devem gerar outros discípulos de Cristo
Jesus foi bem claro na Grande Comissão: “Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mt 28.19, 20).
O crente que não se interessa em participar das atividades da igreja e que não frutifica, não é um verdadeiro discípulo. “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” (Jo 15.7-8).
Você é um discípulo de Cristo?


_____
[i] SANDERS, J. Oswald. Discipulado espiritual. Rio de Janeiro: Juerp, 1995, p.8.
[ii] CHAMPLIN,Russel Norman. Enciclopédia de bíblia teologia e filosofia, volume 2. São Paulo: Candeia, 1995, p.181.

4 Comments:

Blogger Daniel Dutra said...

Fala Davi,
Cara você tem me abençoado com seus artigos. Você é uma benção irmão. Sou pastor também, e criei um blog parecido com o seu: www.pastordanieldutra.blogspot.com
Desculpe por estar parecido demais, mas eu gostei muito de sua arte. A gente se encontra por aí. Já estive na Getsemani e esta igreja é uma benção. Abração, Deus multiplique seus dons e talentos e te abençõe como você tem me abençoado. Abração!
Pr. Daniel
pastordanieldutra@hotmail.com

7:20 PM  
Blogger Juan Pablo Broin said...

saludos amigos de Arroyo Seco, Argentina

8:59 PM  
Blogger Luis F. Batista said...

Oi Davi, faz tempo que você não escreve hein! Te convidei para um meme, passa lá no blog para ver!
Um abraço

10:28 PM  
Blogger The Pescador said...

ae cara minha luta é para ser discilupo real e fiel de Deus amem
Deus abençoe

1:06 AM  

Postar um comentário

<< Home