10 agosto 2007

O Pai dos pais

Por Davi Lago



Ser pai é dádiva de Deus. A paternidade é uma missão extremamente nobre. O próprio Deus é o modelo para todos os pais. Ele é o Pai de toda criação, o Pai dos pais.

A cada instante os pais na terra devem se tornar mais parecidos com Deus. O pai é o espelho dos filhos. Certa vez um pai conversava com sua filha na cozinha. O interfone tocou abruptamente e o pai assustado quebrou o copo que estava segurando. A filha pequenina achou que o pai estivesse fazendo uma coisa boa. O homem foi atender o portão e quando voltou sua filha estava atirando copos para todos os lados. Os filhos imitam seus pais. Por isso os pais devem ser imitadores de Deus. “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5.1).

Deus é um Pai que faz confissão de amor ao Filho. Ele disse no batismo de Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (Mt 3.17). Deus é um Pai que corrige seus filhos. Ele é um Pai que ministra disciplina sem raiva. É um Pai perdoador (Lc 15.19-22). É um Pai que cuida dos seus filhos, que ampara, sustenta e provê. É um Pai fiel.

Por isso tudo, os pais devem passar tempo com os filhos, amá-los e beija-los. Eles devem ser compreensivos e pacientes (Ef 6.4). Devem instruir seus filhos no temor de Deus. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6).

Os pais têm um compromisso com os filhos, mas os filhos também têm um compromisso com seus pais. “O filho sábio alegra a seu pai” (Pv 15.20). Os filhos devem retribuir todo o amor dos pais. “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’” (Ef 6.1,2).

Que neste dia especial os corações dos pais se convertam aos filhos e os corações dos filhos se convertam aos pais!