25 julho 2007

A dor e o amor de Deus - A mensagem do profeta Oséias

Por Davi Lago


“Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei
com você com justiça e retidão, com amor e compaixão".

Oséias 2.19



Os dois reinos
O reinado de Salomão sobre Israel foi rico e glorioso. Mas após sua morte em 931. a.C., o reino foi dividido porque seu filho, Roboão, recusou-se a levar em conta o clamor do povo para aliviar os impostos abusivos. Como as reivindicações dos israelitas não foram atendidas, dez das doze tribos conspiraram contra Roboão e seguiram um novo líder, Jeroboão I, formando Israel, o reino do norte, cuja capital mais tarde seria Samaria. O reino do sul foi formado pelas tribos de Judá e Benjamim e tornou-se a nação de Judá, com capital em Jerusalém.
Jeroboão I temeu que seus súditos voltassem a Jerusalém para adorar no templo e fossem persuadidos pelos reis de Judá a integrarem o reino do sul. Por isso, começou a construir templos para o reino do norte em Betel, Gilgal e Berseba. Neles colou um bezerro de ouro e induziu o povo a adorar o bezerro como se fosse o próprio Deus.
Neste período Deus levantou os profetas Amós, Oséias e Miquéias para que condenassem a prostituição espiritual da nação e chamassem o povo ao arrependimento.

O profeta Oséias
O nome “Oséias” é uma variação de “Josué” e significa “o Senhor salva”. Oséias iniciou seu ministério aproximadamente uma década depois de Amós.
O período de sua atuação foi, em primeiro lugar, de extrema instabilidade política. Houve quatro golpes de estado em Israel. Num período de vinte anos seis reis governaram e quatro foram assassinados: Zacarias, Salum, Pecaías e Peca. Havia também uma confusa política externa: Israel apelava ora para o Egito, ora para a Assíria. Em segundo lugar, o período é caracterizado pela terrível prostituição religiosa. Os israelitas passaram a beijar o bezerro de ouro e cultuar a Baal.
O profeta Oséias surge para pregar a mensagem de Deus, que continua atual em nossos dias. Oséias fala sobre a infidelidade do povo de Deus e ilustra isso com sua própria tragédia familiar. Oséias fala sobre a nossa infidelidade com Deus, o juízo de Deus sobre o pecado e seu amor com aqueles que se arrependem. Oséias fala sobre o amor de Deus que vence nossa infidelidade.



I. A prostituição espiritual

Em primeiro lugar, Oséias descreve e ilustra a prostituição espiritual cometida contra Deus. O Senhor mandou que ele se casasse com uma prostituta chamada Gômer: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor” (Os 1.2). Israel se prostituiu, começou a adorar Baal “Eu a castigarei pelos dias em que queimou incenso aos baalins” (Os 2.13).
Isso revela a intensidade da dor que Deus sente quando pecamos e somos infiéis. Ele é como um marido traído.
A pessoa traída entra em desespero, perde o gosto de viver. Ela é sobrecarregada com os sentimentos de perda, desvalorização, desprezo, rejeição e abandono.
É essa dor que Deus sente cada vez que pecamos. Ele sofre com nossa infidelidade. Oséias sentiu na própria pele a dor de Deus.

Os infiéis são seduzidos pelo pecado. Gômer se enfeitou com “anéis e jóias e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu” (Os 2.13).

Os infiéis vivem de acordo com o que o mundo prega, são instruídos pelo mundo. “Eles pedem conselhos a um ídolo de madeira, e de um pedaço de pau recebem resposta. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se” (Os 4.12). “Eu lhes escrevi todos os ensinos a minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho” (Os 8.12). O povo consultava imagens e não a Palavra de Deus.

Os infiéis se alegram em tudo menos em Deus. “Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas afastam-se de mim” (Os 7.14).

A arrogância e o egoísmo são marcas da infidelidade. “A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu deus, e não o busca” (Os 7.10).

Os infiéis não agradecem a Deus pelas bênçãos que recebem. “Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que depois usaram para Baal” (Os 2.8).

Os infiéis não buscam socorro em Deus. “Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá os seus tumores, Efraim se voltou para a Assíria, e mandou buscar a ajuda do grande rei. Mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores” (Os 5.13). “Efraim é como uma pomba enganada facilmente e sem entendimento; ora apela para o Egito, ora volta-se para a Assíria” (Os 7.11).

Há pessoas intensamente infiéis. “Mesmo quando acaba a bebida, eles continuam em sua prostituição; seus governantes amam profundamente os caminhos vergonhosos” (Os 4.18).


II. A condenação da infidelidade


A infidelidade não ficará sem punição. Oséias vociferou contra Israel o juízo de Deus.

O juízo primeiramente é demonstrado pelos nomes dos filhos de Gômer: o primeiro foi Jezreel, que foi uma cidade devastada. O segundo foi Lo-Ruama, que significa “não amada”. O terceiro foi Lo-Ami, que significa “não meu povo”.

Todos que seguem o conselho do mundo e não conhecem a vontade de Deus são destruídos: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Os 4.6).

Os infiéis têm seus caminhos bloqueados e as portas de suas vidas fechadas. “Por isso bloquearei o seu caminho com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho. Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; procurará por eles, mas não os encontrará” (Os 2.6,7).

Deus vai expor todas as vergonhas dos impuros. “Pois agora vou expor a sua lascívia diante dos olhos dos seus amantes; ninguém a livrará das minhas mãos” (Os 2.10). Não há nada em oculto que não será revelado.

A alegria dos infiéis acabará. “Acabarei com a sua alegria” (Os 2.11).
Os dias de alegria pecaminosa serão castigados com dias de choro.



III. O amor restaurador de Deus

Mas apesar de toda infidelidade da nação de Israel, o Senhor prometeu restaurá-la se ela voltasse arrependida.

O amor de Deus é incompreensível. Deus é amor. É o Deus da graça e do perdão. “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas” (Os.3.1).

Deus nos chama para si. Deus nos quer de volta. “Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e falar-lhe com carinho” (Os 2.14).

Deus nos ama e quer viver conosco para sempre. “Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor” (Os 2.19,20).

Deus tem poder para nos santificar. “‘Naquele dia’, declara o Senhor, ‘você me chamará ‘meu marido’; não me chamará mais ‘meu senhor’. Tirarei dos seus lábios os nomes dos baalins; seus nomes não serão mais invocados” (Os 2.16,17).

Cristo nos comprou do pecado. “Por isso eu a comprei por cento e oitenta grama de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; não será mais prostituta nem pertencerá a nenhum outro homem, e eu viverei com você” (Os 3.2,3).

Em Cristo somos restaurados e voltamos para Deus. “No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’ eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder, e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel. Chamem a seus irmãos ‘meu povo’, e a suas irmãs ‘minhas amadas’” (Os 1.10-2.1).



IV. Uma chamada ao arrependimento


O livro de Oséias termina com uma apaixonada chamada para o arrependimento.

“Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!” (Os 14.1). “Venham, voltemos para o Senhor” (Os 6.1).

“Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: ‘Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios’” (Os 14.2).

“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo” (Os 6.3).

Vamos fazer uma aliança eterna com Deus em Cristo Jesus..

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Analisei a situação do povo de Deus atualmente e fiz uma avaliação nos dias atuais, e percebí que Oséias se hoje viesse aqui estaria mais preocupado do que na sua época.

11:03 AM  

Postar um comentário

<< Home