19 maio 2008

Decepcionados com Deus por causa da igreja

Por Davi Lago
Muitos se decepcionam com Deus porque se decepcionam com a igreja. São pessoas que sofrem alguma decepção com a igreja e colocam a culpa em Deus. Existem entre 30 e 35 milhões de evangélicos no Brasil hoje. Mas as mesmas pesquisas revelam que há um número parecido de pessoas que já passaram alguma vez pela igreja, e a abandonaram. É inegável que há uma grande porta aberta nos fundos das igrejas evangélicas brasileiras.
Muitos estão decepcionados com os efeitos da teologia da prosperidade. São frases famosas em nossos dias: “templo é dinheiro”; “pequenas igrejas, grandes negócios”; “se Jesus é o caminho, Edir Macedo é o pedágio”. Devido aos inúmeros escândalos de corrupção de pastores evangélicos, muitos se decepcionaram com Deus.
Outros estão cansados da hipocrisia dos cristãos. Gandhi já dizia: “Eu seria cristão sem nenhuma dúvida, se os cristãos o fossem 24 horas por dia”. Li uma definição de cristão: “aquele que se arrepende domingo pelo que fez sábado e pelo que vai fazer na segunda-feira”. A hipocrisia e falta de santidade de vários crentes, tem levado muitas pessoas a decepcionar-se com Deus.
A falta de poder espiritual é outro problema sério. As pessoas vão às igrejas em busca de renovação espiritual através do Espírito Santo, e só encontram palavras de auto-ajuda. Falta unção nos cultos. Essa foi a decepção do pai do menino lunático citado em Mateus 17. Aquele homem pediu para os discípulos de Jesus que orassem e expulsassem o demônio que atormentava seu filho, mas eles não conseguiram fazê-lo.
As atrocidades cometidas pela igreja também levam muitos a abandonarem Deus. Matanças nas Idade Média, assassinatos e intolerância em nome de Deus. Ainda existem várias outras coisas que podem decepcionar alguém com a igreja: ser maltratado pelo pastor; ouvir sermões sem conteúdo; participar de cultos sem vida e alegria.
O fato é que muitas pessoas hoje, pensam que “quanto mais perto da igreja, mais longe de Deus”.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá DAvi!
Sou de Manhuaçu/MG e estou querendo manter contato com vc, pois estive no loucos por Jesus e gostaria de te convidar para estar mininatrando em nosso congresso. POderia me passar um telefone, ou e-mail pra que possamos manter contato?
um grande abraço!
e-mail: luisa_mendes2@yahoo.com.br

10:41 AM  
Blogger Unknown said...

ééé.... pastor davi.... isso deixou de ser apenas verdade e passou a ser realidade na vida cristã brasileira. Mas nós que fazemos parte do corpo de Cristo, devemos orar por aqueles que vem com cãimbras, pra chamar a atençao exaltando a si mesmo.

Admiro seu blog, tem trago edificação pra minha vida, que DEUS continue abrindo seus olhos e abençoando seu ministerio.

abraço
e-mail: jr.paulino@hotmail.com

4:11 PM  
Blogger Davi Lago said...

Precisamos orar pela igreja brasileira! Abração a todos!

5:56 PM  
Blogger Vanessa MAG said...

Oi Davi!!
Essa decepção das pessoas vem acontecendo muito, pois as pessoas entram nas "igrejas" e só escutam coisas do tipo: 5 maneiras para ser feliz, 7 maneiras para enriquecer, coisas do tipo: se vc pedir Deus vai te da... Como para Deus não existe 5,7,11,999 maneiras para isso ou aquilo e tb a vontade de Deus pode ser diferente da nossa, a pessoas não recebe o que quer e acaba ficando frustrada.
Outra coisa que falta muito nas "igrajas" é o amor, tratar as pessoas com amor, esse é o nosso referencial como cristão, esse é o primeiro mandamento.
Confesso que fiquei assustada ao escutar um Pastor, que vc conhece, contar que chamou uma jovem, que estava no culto, de uma palavra não muito agradável devido as comunidades que ela tinha no orkut. Isso considero falta de amor, pois ele mesmo contou q a menina saiu chorando. Me lembrei da passagem que Jesus diz que quem não tiver pecado atire a primeira pedra.
É isso q vejo muito nas igrejas hj. imagina o trauma que essa menina ficou, não só ela, mais sei de várias outras pessoas traumatizadas por terem sofrido algum tipo de humilhação dentro da igreja.
Nós, a igreja de Cristo, temos que transbordar amor e aprender que quem julga é Deus, o máximo que podemos fazer é exortar, mas cada um tem sua consciência e o Espírito Santo esta aí para nos convencer.
é isso, qualquer coisa responde lá no meu blog.
Bjss

12:36 PM  
Blogger Unknown said...

davi, preciso de um endereço de E-mail seu para te mandar minha monografia

8:46 AM  
Blogger Davi Lago said...

JOão,
Meu email é pietista@hotmail.com
Abração

1:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade pastor Davi. Passei por uma crise muito difícil quando descobri que a ireja brasileira estava doente. Mas não culpei a Deus, pelo contrário, me apeguei muito mais e passei a amar o meu Deus como nunca havia amado. Sofri muito (e ainda sofro), mas aprendi a ter senso crítico e fazer como os crentes de Beréia em Atos 17:11, e aprendi que Deus não é igual ao homem e a palavra Dele nunca se contradiz.
Um grande abraço, muita paz e sucesso!!!
ah! eu estive no loucos por Jesus 2007 e amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Esse ano eu volto se Deus quiser!!
bjs!!!!

12:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Davi!

Cara, eu já fui um desses decepcionados com Deus por causa da igreja. Recentemente perdemos nosso regente do coral jovem por isso. Devido a conflitos com o Pastor e também por causa de algumas fofocas ele se decepcionou e se afastou do trabalho. Tive a oportunidade de dar meu testemunho: decepcionado com um pastor que levantou falso testemunho a respeito do meu trabalho, segui servindo a Deus a despeito do que acontecesse. Pedi a Deus que me orientasse e me desse forças e condições que realizar sua obra em qualquer situação. Aprendi a respeitar meu líder mesmo vendo que ele comete erros, e meu ministério foi extremamente abençoado. Deus sabe de todas as coisas, cabe a nós acreditar que tudo segue de acordo com a vontade dEle se nós realmente buscarmos isso...

Ah! Nós usamos seu livro em nossa juventude para treinar Salva-vidas! Dividimos o livro em partes que foram estudadas aos domingos com um grupo realmente comprometido. O treinamento foi um sucesso! Temos uma juventude muito mais comprometida e consciente com sua responsabilidade de ser luz! Obrigado por abençoar nosso ministério jovem! (nosso ministério se chama BALADA JOVEM - Buscar Amar Louvar Adorar ao Deus de Amor).

Dá um pulo no meu blog pessoal depois:

http://leoavalon.wordpress.com/

Deus te abençoe grandemente Davi!

9:29 AM  
Blogger Carolina Moreno said...

Ei Davi!
Então, diante disso td, o nós podemos fazer além d orar? Não q orar seja pouco, mas o comportamento dos cristãos em geral e não só da liderança tbm "contribui" para que tanta gente se decepcione com a igreja, não é? Não só a hipocrisia, mas a falta d amor e de misericórdia tbm...
Como sempre, seu blog está ótimo amigo!
God bless you!

10:45 AM  
Blogger Unknown said...

Olá Davi,

Muito bom te ver publicando artigos e livros. Lembro-me que aos sete anos vc montou uma edição de jornal em seu quarto e se intitulou diretor de expediente. Raquel me entregou seu livro que li e já indiquei para vários irmãos.
Aguardo sua candidatura para presidência.
Abraços aos seus pais, Lucas e Pri, que deve estar enorme! Vindo à São Paulo, não deixe de aparecer.
Grande abraço e que Deus te abençoe muito,

Carmem.

1:24 AM  
Blogger Pep said...

O fato é que muitas pessoas hoje, pensam que “quanto mais perto da igreja, mais longe de Deus”.

Isso é verdade!

quando a igreja se torna diferente de Cristo, estar perto dela, é estar longe de Cristo!....

como diz um amigo meu..."gosto de Deus, só não gosto do seu fanclub e por isso não vou nos seus shows" (cultos)

Proponho q nós q estmaos na igreja a encaremos como campo missionario e passemos a tentar converter os proprios crentes, pq ta brabo!

12:48 PM  
Blogger Pr. Marcos P. Ramalho said...

Graça e paz! Concordo plenamente com o pastor, mas gostaria também de ressaltar que existe muita exigência por parte de certos irmãos que parecem nunca estarem satisfeitos com nada e com ninguém! Não há disponibilidade em suas vidas para o Reino e muitas das vezes são pedras de tropeço dentro da igreja! Expresso esta opinião no amor de Jesus, pois tenho mais de 20 anos de vida cristã e 18 de ministério.A grande verdade é que há ainda muito "pão e circo", e enquanto houver isso o evangelho real da graça será vituperado e as verdades encobertas e sofismas pregados. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós. Shalom!
Pr. Marcos
www.kairos-peace.blogspot.com

1:56 PM  
Blogger Clarissa Ramos said...

Olá pr Davi. Sou de JFMG... na igreja que vc veio dar treinamento para os Salva-vidas no início do ano. Achei muito bom esse seu artigo, pois é real. Com alguém que nasceu na igreja, posso acompanhar isso durante muitos anos. As pessoas querem ouvir o que lhes interessa. Se ouvem algo em desacordo, deixam Deus de lado ou, até mesmo, se vêem acontecendo algo contra alguém que gostem (um pastor, por exemplo), se revoltam e largam Cristo... Na verdade estavam na igreja por causa de pessoas e não de Jesus. Se estivermos servindo realmente a Cristo, e prosseguirmos nesse alvo, nada nos impedirá!!!...

Abraços...

Fica com Jesus!!

11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home