06 fevereiro 2009

Como interpretar um texto bíblico

Por Davi Lago


Há muita discussão sobre a interpretação da Bíblia. Como saber qual a interpretação correta? A interpretação protestante é baseada nos seguintes princípios:

Primeiro, a Bíblia interpreta ela mesma. Nenhum texto bíblico pode ser compreendido sem levar em conta o ensino global da Bíblia sobre o assunto. A Escritura deve ser interpretada pela Escritura.

Segundo, nenhum texto bíblico pode ser interpretado sem levar em conta seu gênero literário. A passagem é uma poesia? É uma narrativa histórica? É uma profecia?

Terceiro, nenhum texto bíblico pode ser interpretado sem levar em conta o contexto histórico em que foi escrito. É preciso buscar o sentido original do texto e somente depois aplicá-lo aos nossos dias.

Quarto, nenhum texto bíblico pode ser corretamente compreendido sem a iluminação do Espírito Santo. Ou seja, a leitura da Bíblia deve ser feita em espírito de oração, humildade e submissão à voz de Deus.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Achei muito interesante este artigo, mas acho que além de todos os modos para interpretação citados, ainda falta um essencial que é o retorno a língua em qual foi escrito o texto Bíblico.

9:00 PM  
Blogger henriq truthful-love said...

Muito bom de vdd!!!

henriq galera ICM suzanO

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Òtimo amei de verdade muita sabedoria na explicaçao!!
abraços ...

2:11 PM  

Postar um comentário

<< Home