31 outubro 2006

Hipertotalitarismo

1
A ditadura capitalista escravizou o homem por completo. Ninguém precisa de nada, mas todos compram tudo. Necessidades artificiais. Fantasias e ilusões. Compre ou morra. Consuma ou você não existe. A humanidade foi idiotizada. Hoje a adolescência vai até os 30 anos. As pessoas são fúteis, elas buscam bolhas de sabão, os pequenos prazeres do momento. O hiperindividualismo gerou o metrossexualismo, as cirurgias plásticas em meninas de 14 anos e um mundo de relacionamentos superficiais e pragmáticos. Kafka já dizia: “o homem está desconsolado porque em meio à multidão cada vez maior, fica cada vez mais solitário”.
2
O show de Truman tornou-se real. Mas nós não somos os telespectadores, somos Trumans. Nossa vida está 24 horas no ar. A profecia de George Orwell se cumpriu: vivemos num hipertotalitarismo. Privação da privacidade. Somos observados por câmeras de vigilância. Somos filmados por câmeras de celular. Somos rastreados via GPS. O orkut faz as pessoas se acostumarem a ser vigiadas. O orkut torna normal a invasão da privacidade. O orkut faz a pessoa desejar ser vigiada.

Abram os olhos. Não sejam imbecis.

E claro: sorriam! Sorriam enquanto lêem este texto. Afinal, vocês estão sendo filmados e logo estarão no Youtube.

28 outubro 2006

PT: Perda Total

A esperança foi corrompida.

O governo Lula foi o governo da corrupção. O congresso afundou na lama. Na surdina, os políticos corruptos encheram suas cuecas de dinheiro, compraram votos, distribuíram propinas. "O ímpio aceita às escondidas o suborno para desviar o curso da justiça" (Pv 17.23).

Mas o castelo apodreceu por completo e caiu diante de toda a nação. Tudo o que estava escondido veio à tona. O PT ruiu. Foi provado que todos os grandes petistas, os comparsas históricos de Lula, eram corruptos: José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, professor Luizinho, Silvinho Land Rover, Luiz Gushiken, Antônio Palocci. Todos foram indiciados por corrupção. Todos foram afastados de seus cargos. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros” (Pv 11.14).

Toda essa corja é amiga de Lula. Mas ele "nunca soube" de nenhuma corrupção. “Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante” (Pv 17.7).

O Brasil tem uma história de sofrimento, desigualdade e injustiça. Exploração. Escravidão impiedosa. Coronelismo. Golpes. Ditadura militar. Tortura. Collor. Impeachment. Instabilidade total.

A reeleição de Lula consolida nossa história de miséria. Para onde vai um povo que repudia a corrupção só da boca pra fora? "O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam" (Pv 20.23).

20 outubro 2006

Confissões do ateu

O eminente ateu F. Le Dantec escreveu em sua obra Ateismo:
"Uma sociedade de ateus lógicos é uma coisa impossível. O melhor dos raciocinadores ateus não raciocina sobre todos os seus atos. Se os ateus realmente fossem até o fim do seu ateísmo, não fariam esforço algum para viver. Uma sociedade cujos membros fossem ateus de corpo e alma viria naturalmente a extinguir-se pela epidemia do suicídio".

17 outubro 2006

Pare com essa idiotice

Kirchner – um astrônomo crente – fabricou um globo representando a Terra. Certo dia ele recebeu a visita de um amigo ateu. O amigo impressionado perguntou:
- Quem fez este belo globo?
- Ninguém – respondeu Kirchner.
- Veja como ficou bom! Ficou perfeito! Quem fez isto é um gênio! Quem fez?
- Ninguém.
- Ele brotou do nada?
- É! Tinha uns pregos, cola, madeira, esquadros em cima da mesa. Fui ali e quando voltei... ai estava o globo terrestre!
- Pare com essa idiotice!
- Pare com essa idiotice? Pare com essa idiotice você! Você não acredita que este globinho ridículo surgiu do nada, mas crê que toda a Terra, a vida e o Universo são obra do acaso! Pare com essa idiotice.

09 outubro 2006

Político religiosamente correto

Achei engraçado algo que li na Folha de S. Paulo. Um repórter disse que Rosinha Garotinho deu "dicas" para Alkmin se comportar bem diante do eleitorado evangélico. Entre outras coisas, ela disse que ele: não deveria usar fitinhas de santo, não deveria deixar nenhuma mãe-de-santo benzê-lo, não deveria falar abertamente a favor da união de homossexuais, não deveria falar a favor do aborto.