23 fevereiro 2006

O vazio crônico

Nossa geração sofre de vazio crônico. Os jovens destilam futilidade, indiferença, hedonismo e ignorância. São absolutamente desinteressados com tudo que não traga prazer instantâneo e descartável.

Há um vazio ideológico. Veja o Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da USP. A chapa “Escória” venceu as eleições. A proposta é "mais festas para os alunos". Há um vazio de utopias, foi o que Saramago afirmou no Fórum Mundial em Porto Alegre. Vi o Arnaldo Jabor dizer: "Na minha época os garotos safados diziam às garotas, 'nosso amor faz parte da revolução', 'nosso amor é contra o capitalismo', hoje infelizmente os jovens não querem saber de nada, querem o prazer pelo prazer, acabou o romantismo, acabou a ideologia".

Há um vazio artístico. Como havia previsto Adorno nossa cultura foi brutalmente massificada. As músicas mais ouvidas pelos estudantes universitários são funk, forró, axé e esse tipo de coisa. Como escreveu o Luis Fernando Veríssimo sobre a cultura de sua filha: "Minha menina hoje em dia, conversa sobre a 'obra' de Brad Pitt".

Há um vazio gritante de referências. “Meus heróis morreram de overdose” cantava Cazuza - que depois de toda sua libertinagem, morreu de aids. Ronaldo casa com Daniela e depois se separam como quem troca de roupa. Faltam referências, falta gente de conteúdo, faltam exemplos, faltam ícones sadios.

Há um vazio de tudo.

Este vazio crônico tem levado as pessoas a cometerem atitudes loucas. Crianças de 13 e 14 anos já estão se drogando em festinhas de aniversário. A nova moda é o "extreme body modification": os adolescentes colocam piercings no ânus, deforman seus orgãos genitais, fazem implantação de chifres na cabeça, partem a língua em duas.

Apenas nesse primeiro mês de aula, já recebi mais de 50 convites para festinhas, barzinhos, baladas e showzinhos. É um superávit de baladas. Os jovens não podem parar quietos nunca. Os jovens querem estar o tempo todo em movimento, caso contrário a dor do vazio crônico no peito começa latejar.

Ninguém para pra pensar "Afinal, por que estou aqui?". É impressionante como o povo vai vivendo dia após dia totalmente desorientado, sem objetivos, sem alvo, sem convições. Não é à toa que a cada 40 segundos alguém comete suicídio no mundo (segundo dados da OMS).

Vejo todo este vazio como reflexo de uma sociedade incrédula e sem Deus. Como disse Dostoievski: “Há no homem um vazio do tamanho de Deus”. Sem Deus só há vazio, essa é a realidade.

17 fevereiro 2006

Sobre o nepotismo

Nepotismo foi o assunto da semana nos corredores da Faculdade. No entanto, a maioria dos meus professores não comentou nada, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Hugo Bengtsson Júnior.

Teve um professor que endossou o nepotismo. Disse que para a nomeação de cargos de confiança, nada melhor do que escolher um familiar competente. O que importa é a pessoa ter condições técnicas suficientes.

A grande maioria dos alunos é contra. Dizem que o nepotismo serve para completar a renda de juízes ricos e não abre oportunidades para as massas de desempregados. Além, é claro, da falta de condição técnica dos nomeados a estes cargos.

Outros dizem que o nepotismo é indestrutível: Um juiz pode não nomear um parente, mas nomeia um parente de outro juiz e vice-versa.

Quanto a mim, preenchi ontem a inscrição para estágio no TJ-MG.

16 fevereiro 2006

O que acontece na noite de Belo Horizonte?

Estamos desenvolvendo um vídeo documentário sobre os jovens de Belo Horizonte: quem são eles, o que eles fazem, o que eles pensam. No último sábado eu sai com um grupo de amigos para filmarmos tudo que acontece na noite da capital mineira.

Mesmo debaixo de chuva, filmamos:

1. Filas nas entradas das boates;
2. Filas nas entradas dos pagodões na Rua Guaicurus;
3. Dezenas de prostitutas e travestis;
4. Jovens bêbados depredando um ponto de ônibus;
5. Motéis lotados;
6. Casais se agarrando em becos;
7. Casais em carros (de vidros pretos) estacionados no Mirante e na Praça do Papa;
8. Muitos jovens completamente embriagados no meio das ruas;
9. Acidente de carro terrível;
10. Jovens fazendo "bunda-lê-lê".

Descemos no Mc Donald's da Savassi e entrevistamos alguns jovens. A maioria das respostas são impublicáveis. Mesmo assim, veja algumas perguntas e respostas que obtivemos:


Entrevistado 1
1. O que você acha da noite em Belo Horizonte?
Belo Horizonte é um saco. Não tem nada pra fazer aqui. Não tem música boa, não tem cultura.
2. O que você faz nas noite de sábado?
Nada. Eu gosto de pegar os cd's de rock progressivo do meu pai e ouvir a noite inteira.
3. O que você vai fazer no Carnaval?
Vou para o interior. Vou me enfiar no meio do mato. O que eu quero é ficar em contato com a natureza.


Entrevistado 2
1. Você tem alguma religião?
Sim, sou católica praticante. Vou a missa todas as semanas.
2. Para onde você vai depois que morrer?
Espero ir pro céu, sei lá. Vai se o espiritismo for verdade, então eu pretendo reencarnar numa vida melhor. Eu creio em vida após a morte. O que eu quero é partir dessa pra uma melhor.


Entrevistado 3
1. Você tem alguma religião?
Não, eu me desencanei disso.
2. Você crê em Deus?
Não. Acho que tudo isso é apenas mais uma forma de enganar as pessoas.


Entrevistado 4
1. Você é a favor do aborto?
Não, não posso ser porque sou cristã. Sou católica praticante.
2. Por que você é católica?
Ah! Eu desde pequena vou a igreja. Sempre estudei em colégio católico. A maioria dos meus amigos são ateus, sei lá. Acho que cada um tem que escolher o seu jeito, eu sou católica, só não pode ser religioso fanático.


Entrevistado 5
1. Você tem alguma religião?
Atualmente não, mas já fui de várias. Em último lugar eu frequentei algumas igrejas evangélicas, mas tô fora agora.
2. Por que você saiu da igreja evangélica?
Ah... Sei lá... Eu não gostava de algumas doutrinas.


Todos, unanimemente, reclamaram da noite em Belo Horizonte. E foi isso. Cheguei em casa 3h30 da madrugada. Ainda vi muita gente totalmente bêbada na rua e muitos carrões e caminhonetes pegando travestis na Avenida Afonso Penna.

Foi possível ver solidamente o vazio dos jovens. Um vazio concreto e pesado. Vazio de sentido, de propósito, de direção, de conteúdo, de alegria. Jovens imorais, pornográficos, entorpecidos, anárquicos, imprudentes, perdidos, cansados, violentos, briguentos, suicidas. Isso é aproveitar a vida?

14 fevereiro 2006

Definição de Bem Comum

Veja a definição que Dalmo Dallari utilizou na sua explanação de "bem comum" em Elementos de Teoria Geral do Estado, 1975, p. 95:
"O fim do Estado é o bem comum, entendido este como o conceituou o Papa João XXIII, ou seja, o conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana".

07 fevereiro 2006

FHC e Cristianismo no Roda Viva

Eu gosto de reparar referências à fé cristã em todo lugar.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso carregou sua fala de Cristianismo ontem no Roda Viva. Ele disse "Eu não atiro pedras"; "Lula se apresentou como um messias"; "O PT se comporta como se tivesse posse de uma verdade revelada" e coisas do tipo. Sem falar que o tempo todo ele repetia "Meu Deus do Céu!".

No último bloco ele afirmou que as religiões estão perdendo o poder de formar um "sentimento nacional" - a "alma nacional". Encerrou dizendo que as escolas confessionais são importantes se forem sempre subsidiárias às escolas públicas.

02 fevereiro 2006

Billy Graham quer pregar até o fim!

Billy Graham anunciou que estará presente na próxima cruzada de seu filho Franklin Graham, programada para março em New Orleans. Tudo dependerá apenas de sua saúde. Ele está com 87 anos e com a saúde muito frágil: Tem sintomas do mal de Parkinson, câncer na próstata e precisa da ajuda de um andador para se locomover porque quebrou o quadril.

Em junho do ano passado Billy realizou aquela que “provavelmente seria sua última cruzada” em New York. No último dia a cruzada reuniu uma multidão de 100 mil pessoas. Billy pregou um sermão de 20 e poucos minutos. Eu ouvi a mensagem ao vivo na internet e fique impressionado: mesmo com a saúde debilitada, e com a curta mensagem, Billy fez o povo rir e chorar. Falou sobre os sofrimentos do mundo, o pecado, a necessidade de arrependimento e sobre a volta de Jesus. Quase 9 mil pessoas, todas chorando muito, se dirigiram à plataforma entregando suas vidas a Cristo. Toda imprensa americana noticiou isso.

O New York Times disse sobre a cruzada “o último avivamento em New York”. A Newsweek fez uma reportagem completa incluíndo fotos dos bastidores da cruzada e de toda a vida de Billy, vale a pena conferir: LEIA AQUI REPORTAGEM DA NEWSWEEK. Larry King da CNN entrevistou Billy e ficou assustado quando viu sua tranqüilidade mesmo enfrentando tantas enfermidades.

Billy Graham é o maior evangelista de todos os tempos. Pregou em 185 países, para mais de 210 milhões de pessoas. Ele foi o conselheiro espiritual de todos os presidentes americanos de 1950 até hoje; pregou para soldados americanos no meio da Guerra do Vietnã; pregou em sabatinas na Universidade de Havard, Oxford, etc; pregou para os maiores artistas, escritores e personalidades do século XX; foi convidado por ditadores e presidentes de países ateus para conversas íntimas (Boris Yeltsin, Gorbachev, Kim Il Sung); certa vez foi saudado por uma multidão de 150 mil pessoas na Romênia; sua associação evangelística arrecada hoje algo em torno dos 100 mil dólares por ano, que são revertidos integralmente em obras sociais, missões e ajuda à igrejas e pastores necessitados.

Não poderia ser diferente: Billy Graham vai pregar literalmente até o fim.


+ Billy é uma das 100 pessoas mais influentes no mundo no século XX: VEJA AQUI TUDO SOBRE BILLY GRAHAM NA REVISTA TIME.
+ Leia a extraordinária autobiografia de Billy Graham, publicada no Brasil pela United Press.
+ O anúncio de Billy sobre estar presente na cruzada em New Orleans pode ser visto aqui: LEIA SOBRE O ANÚNCIO.
+ Tudo sobre Billy Graham você encontra em www.billygraham.com.

John Piper estaria no Brasil!

Ontem comprei A vida é como a neblina de John Piper, na livraria da Primeira Igreja Presbiteriana, aqui de Belo Horizonte. A querida irmã da loja me informou que John Piper estaria aqui em BH ano que vem, a convite da 1ªIP, mas por causa do câncer que está enfrentando cancelou todos seus compromissos.