29 junho 2006

Precisamos orar

A oração é o oxigênio da alma. A oração é a base da vida do cristão. Oração é vital. Oração é inegociável. É interessante notar que toda apostasia começa nos joelhos.

Uma pessoa de joelhos é mais forte do que um milhão que se apoiam na força da carne.

21 junho 2006

Temporada de congressos 2006

Vários congressos evangélicos estão marcados para o segundo semestre. É interessante perceber quais temas estão sendo enfatizados. Como não poderia ser diferente, é comum a todos o desapontamento com a situação da igreja brasileira.

O Cristo dos profetas e sua Igreja é o tema do XV Simpósio Reformado Os Puritanos (3-7 julho 2006). Manoel Sales Canuto diz na apresentação: “Vivemos anos difíceis. A Igreja Brasileira está em crise. As sombras da idade média voltaram e pairam sobre nós. Nunca vimos um período tão atribulado e repleto de invenções humanas e carnalidade como na igreja de hoje. Isso nos obriga a afirmar com o autor inspirado: “Naqueles dias... cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25)”. Os preletores serão: O. Palmer Robertson, Richard Bacon, Josafá Vasconcelos e Kenneth Wieske.

Relembrando o Espírito Santo - Rumo a uma espiritualidade verdadeiramente trinitária, é o tema do 4º Congresso de Teologia Brasileira Vida Nova (29 de agosto a 01 de setembro). Donald Price fala sobre este congresso: “importante tratar da relação da Igreja com o Espírito Santo, visto que, embora sirvamos a um Deus Trino, pouco o buscamos na plenitude de sua Trindade. Por que alguns líderes das igrejas históricas deixam de falar sobre o Espírito Santo? Por medo de serem rotulados como “carismáticos” ou “pentecostais”? Será que dependemos mais dos nossos planos de marketing eclesiástico e de nossas estratégias sofisticadas do que de Deus?”. Entre os preletores estão Ricardo Barbosa, Ronaldo Cavalcante, Franklin Ferreira, Lourenço Stelio Rega, Paulo Romeiro e Elben César.

Desenhando um novo mundo é o tema do 7º Congresso de Reflexão e Espiritualidade (18 a 22 de setembro), organizado anualmente por Ricardo Gondim. Em ano de eleição, este congresso pretende refletir sobre o “inchamento” da igreja evangélica brasileira. Contará com palestras de Osmar Ludovico, Ed Rene Kvitz, Gedeon Alencar, além do próprio Gondim – que estabelece o tom do congresso: "Os evangélicos brasileiros crescem a taxas fenomenais, mostram-se vigorosos em seu zelo missionário e conquistam espaços políticos. Acredito que é hora de refletir antes de sucumbirmos ao triunfalismo festivo e inconseqüente”.

Fortalecidos no Senhor é o tema da 22ª Conferência Fiel para Líderes (2 a 6 de Outubro). Entre os preletores estão Tom Ascol, Jim Elliff, Adauto Lourenço, Augustus Nicodemos Lopes e Solano Portela. Vale ressaltar a palestra que será ministrada pelo Dr. Nicodemus: Discernindo os tempos: tendências recentes no evangelicalismo brasileiro, e a palestra do Dr. Portela: O Crescimento da Igreja: Fidelidade ou Resultados? – O Paradoxo aparente do Líder Cristão.

Enquanto isso, na América, haverão congressos voltados à temas globais. O mais concorrido é promovido pelo herói da fé vivo, John Piper:

Acima de todas forças terrestres: A supremacia de Cristo num mundo pós-moderno, é o tema da Desiring God National Conference 2006 (29 de setembro a 1º de outubro. Os preletores são David Wells, D.A. Carson, Timothy Keller, Mark Driscoll, Voddie Baucham e o próprio Piper.

14 junho 2006

Kaká gritou "Glória a Deus!"

Que jogo horrível.
Erros de Parreira:
1. Ter definido o time titular muito tempo antes da Copa.
2. Escalar o Ronaldo fora de forma. Como disse o Trajano na ESPN: "Tava na cara que ia acontecer isso. Nos treinos o Ronaldo não fez nada. O Parreira não podia ter escalado o Ronaldo nessas condições e o exposto ao ridículo".
3. Não ter coragem de tirar o Ronaldinho Gaúcho (que teve espaço para jogar, mas pipocou) e colocar o Juninho Pernambucano.
Já que o Parreira insiste, vamos então dar mais uma chance para o Ronaldo no domingo. Caso ele seja um jogador a menos novamente, Robinho deve ser titular urgentemente.
Ontem foi triste.. De bom mesmo só o Kaká. Depois do jogo, ele disse que gritou "Glória a Deus" quando comemorou o único gol da vitória brasileira.
De qualquer maneira, o Brasil é agora a única equipe a vencer 8 partidas consecutivas em copas, ultrapassando a Itália, que venceu 7 nas copas de 1934 e 1938.
_________

Confira:

06 junho 2006

666 - o Número da Besta

"Six Six Six, the number of the beast!" Iron Maiden
"Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis"
Apocalipse 13.18.
Que é o número da besta?
Comentário do reverendo Hernandes Dias Lopes:
"O anticristo, no seu cumprimento profético, foi representado por vários governos anticristãos e totalitários que perseguiam a igreja ao longo dos séculos. De igual forma, o falso profeta simboliza as religiões e as filosofias falsas deste mundo que desviaram os homens de Deus para adorarem o anticristo e o dragão. Ambas as bestas se opõe à igreja durante toda a dispensação.Mas, o anticristo aponta para um personagem escatológico que reunirá toda a maldade dos impérios e governos totalitários.

O anticristo será uma pessoa, ele é o homem da iniquidade, o filho da perdição, o abominável da desolação, a besta que emerge do mar, a encarnação de Satanás. Os cristãos primitivos entenderam que ele era Nero. Os reformadores entenderam que ele era o Papa romano. Estudiosos modernos disseram que foi representado por Napoleão, Hitler e Mussolini.

Seu número é 666.
William Barclay diz que as interpretações com respeito ao número 666 são infinitas.
Wim Malgo, faz referência a diversos significados do número 666, mencionando desde o computador até os grupos mais famosos da música rock como Beatles, KISS, Black Sabath, ACDC.
Michael Wilcock acredita que todas as especulações para marcar um personagem da história ou instituição com esse número estão erradas.
Arthur Blomfield, entende que o número representa uma trindade maligna: o diabo, o anticristo e o falso profeta.
Charles Erdman sugere que esse número seja simbólico. Sete é o número perfeito, enquanto, seis é o número impereito. Seis é o número do homem, o número incompleto, imperfeito, o número do pecado.
Simon Kistemaker diz que o número seis aponta para o juízo: no final do sexto selo, a sexta trombeta e a sexta taça.
William Hendriksen, nessa mesma linha de pensamento, diz que 666 é fracasso, sobre fracasso, sobre fracasso. Ele incorporará a plenitude da imperfeição, a consumação da maldade. Assim, 666 é o número representativo da maior encarnação concebível da depravação e do mal" (Apocalipse, Editora Hagnos).
George Ladd diz:
"O máximo que podemos dizer é que se o número da besta é uma profecia de uma situação futura, ninguém ainda foi capaz de resolver o seu significado, mas quando vier a hora o significado será evidente" (Apocalipse - introdução e comentário, Edições Nova Vida).
Finalizo com citação do mestre Matthew Henry:
"Quem tem sabedoria e entendimento verá que todos os inimigos de Deus estão numerados e marcados para destruição; e que o prazo de seu poder breve expiará, e que todas as nações se submeterão ao nosso rei de justiça e paz" (Comentário Bíblico, CPAD).

04 junho 2006

Por que o peixe é usado como símbolo do Cristianismo?

O peixe não é um símbolo cristão por causa dos discípulos que eram pescadores, nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, nem porque Pedro pegou a moeda na boca do peixe.
O peixe é um símbolo cristão por causa das iniciais da expressão grega “Iesous Christos Theou Uios Soter” (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). As iniciais formam a palavra “ictus”, que significa “peixe” em grego. Sabe-se que os mais antigos símbolos cristãos, pela ordem, foram a cruz, a âncora e o peixe – que passou a ser utilizado no século II. Hoje, por exemplo, o peixe aparece no logotipo dos “Atletas de Cristo”.

02 junho 2006

Nilmário será massacrado

Ontem, o Secretário Nacional dos Direitos Humanos e pré-candidato do PT ao Governo de Minas, Nilmário Miranda, deu aula para minha sala na Faculdade de Direito da PUC.

Nilmário é educado, calmo e tranquilo, mas falta o brilho, eloqüência, segurança e firmeza dos grandes estadistas. Ele não tem a mínima chance de vencer as eleições.
Nilmário foi massacrado por Aécio Neves em 2002 e será novamente este ano. Basta dizer que todos prefeitos petistas de Minas Gerais assinaram documento de apoio à Aécio Neves, e estão entusiasmados com a idéia de Lula dividir palanque com Aécio.
Na minha opinião, todos os políticos mineiros, de todos os partidos, estão envolvidos no mesmo projeto: levar Minas ao centro do poder novamente. Os mineiros cansaram de comer as beiradas. Aécio Neves é o candidato de Minas Gerais ao Planalto em 2010.

01 junho 2006

Mineiro na Seleção!

Mais um são-paulino na Seleção! As chances do hexa aumentaram!
São Paulo Futebol Clube
Atual CAMPEÃO MUNDIAL
Atual LÍDER DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Time brasileiro com MAIOR NÚMERO DE JOGADORES NA SELEÇÃO
Salve o Tricolor Paulista!