31 dezembro 2005

Vida Nova no Ano Novo

A maior necessidade e o maior privilégio de uma pessoa é nascer de novo. Todos nós estamos pensando em coisas novas, desafios novos, projetos novos para 2006. Mas a nossa verdadeira prioridade é sermos pessoas novas neste ano novo. Jesus disse "necessário é nascer de novo". Na Biblia também está escrito "Pois se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas passaram; tudo se fez novo". Nada vale a pena se não nascermos de novo.
Nascer de novo é receber um novo coração, uma nova mente, não mais voltada para o pecado mas para as coisas de Deus. Nascer de novo é ter um encontro pessoal com Jesus, é ser transformado, regenerado no interior, na alma, no espírito.
Muitas pessoas ficaram mais ricas em 2005, adquiriram mais posses, mais conhecimentos, desenvolveram mais amizades, conheceram novos lugares e muitas outras coisas. Mas infelizmente continuaram pessoas orgulhosas, infiéis, mentirosas, imorais, sem um sentido na vida, cheias de amarguras no coração, cheias de medo da morte. Tudo isso porque são pessoas que não nasceram de novo, são pessoas que vivem sem Deus no mundo, vivem uma vida pequena, mesquinha e cheia de caprichos. Pessoas que trabalham para comer, comem para trabalhar, trabalham para comer, comem para trabalhar, trabalham para comer e já não sabem o que estão fazendo e para quê estão vivendo. Muitas dessas pessoas até já se mataram.

Em 2006 o que precisamos de verdade é nascer de novo, é sermos pessoas melhores, pessoas novas. E só Jesus Cristo pode fazer isso. Só ele pode nos transformar. Só ele pode mudar o nosso coração egoísta. Para a vida ter sentido é preciso crer na mensagem de Cristo, esta é a única maneira. Nenhuma mensagem é tão poderosa como a mensagem de Jesus. A vida só vale a pena de ser vivida a partir do momento que nos rendemos a ele. Nascer de novo é a maior alegria que podemos experimentar. Vamos entregar nossas vidas para Cristo! Vamos viver uma vida nova neste ano novo!

29 dezembro 2005

Troquei palavras com Hernandes Dias Lopes terça-feira passada


O Reverendo Hernandes Dias Lopes esteve pregando terça-feira passada na minha igreja. Ele falou de manhã para o Conselho de Pastores de Minas Gerais (que é presidido pelo meu pastor, Jorge Linhares), e à noite num grande culto para toda a igreja.

O Rev. Hernandes é um dos pregadores que eu mais admiro. Ele é uma das minhas referências, ele faz parte dos meus ícones, inspiradores e mestres. Sem dúvida um dos maiores pregadores do Brasil. Tenho por ele um respeito muito grande.

Esta admiração despertou quando ele lançou o livro A importância da pregação expositiva para o crescimento da Igreja em setembro de 2004. Nesta época eu já havia lido mais de 20 livros sobre pregação e ainda estava sedento por aprender.

Bastou ler o primeiro parágrafo do livro pra mim me tornar um fã irremediável do Rev. Hernandes: “Eu tenho um amor intenso pela pregação. Entreguei minha vida, tempo, coração e alma à pregação da Palavra de Deus”. Daí em diante passei a acompanhar seu ministério lendo seus livros, sermões e palavras pastorais. (Confira seu site: www.hernandesdiaslopes.com.br).

O encontro com o reverendo ocorreu na sala do meu pastor antes do culto da manhã. Ele estava tomando café e muito gentilmente se levantou para me cumprimentar. Eu disse “Oi reverendo, que alegria te conhecer!”. Nos cumprimentamos e eu disse que o admirava muito e lia seus livros. Disse então que seria uma honra se ele assinasse o meu exemplar de A importância da pregação expositiva. Ele estava muito sorridente e assinou o meu livro.

Depois perguntei se ele trouxe os cds do grande seminário de pregação reformada que foi realizado na Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, meses atrás. Ele disse que não porque a máquina duplicadora pifou.

Na dedicatória ele escreveu: “Davi, que Deus te abençoe e te use com poder na exposição da Palavra. Hernandes, 27/12/05”.

27 dezembro 2005

A loucura do ateísmo


Os ateus existem. Mas será que existe uma base para suas afirmações? Será que é realmente plausível ficar afirmando que “Deus não existe” ?

Para que uma pessoa possa, com convicção, dizer que não há Deus, ela precisa ter um conhecimento absoluto de tudo. De outro modo, como ela poderia afirmar isso? Essa pessoa precisa saber de todas as coisas, ser onisciente. No entanto, toda pessoa equilibrada mentalmente é capaz de reconhecer suas limitações, e obviamente, reconhecer que não é onisciente.

O ateu também precisaria ter visitado todo o universo para afirmar definitivamente que Deus não existe. De outro modo, como poderia afirmar isso? Além disso, é preciso que o ateu esteja em todos os lugares ao mesmo tempo. Observe: Deus poderia estar em um lugar, e quando o ateu o procurasse, Deus poderia ter se retirado para outro lugar.

Evidentemente é mais prudente, razoável e sensato para o incrédulo, simplesmente dizer: “Não sei se Deus existe ou não”. E de fato foi esta a posição de um dos meus professores. Mesmo sendo conhecido em toda a universidade como um fervoroso ateu, quando debati com ele sobre Deus, ele simplesmente me disse: “Não sei quem é Deus! Não conheço Deus!”, ao invés de afirmar categoricamente: “Deus não existe!”.

Ou a pessoa sabe que não há Deus, ou não deve dizer o que não sabe.

Portanto, não se justifica a afirmação de que Deus não existe. Isso é inadmissível. Para se afirmar isso com absoluta certeza e segurança, seria preciso que o ateu fosse onisciente e onipresente! Por outras palavras, teria de ser Deus!

Por isso a Bíblia considera o ateu como louco. “Diz o louco em seu coração: Não há Deus” (Salmo 14:1).

Nunca houve um verdadeiro ateu, alguém que seja sinceramente ateu na maior profundidade do seu ser. O que existe são pessoas críticas do sistema religioso de sua época. O que existe são homens orgulhosos, com lábios cheios de ironia, arrogância por seus conhecimentos e prepotência por seu status na sociedade. Muitos não reconhecem suas limitações e consideram uma demonstração de fraqueza crer em um Deus.

Mas Paulo afirma na carta que escreveu aos cristãos de Roma, que a declaração “Não há Deus” é um suicídio intelectual e moral. Além disso, ele também afirma que o mundo dá farto testemunho da existência de Deus:

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal” (Romanos 1:20-22).

A verdadeira loucura é não crer em Deus. O ateísmo não se sustenta pelo pensamento cuidadoso. Pensar nele leva a refutá-lo.

Do outro lado, a mensagem cristã é a mais plausível e sensata de todas as mensagens. Nenhuma outra filosofia, crença ou qualquer outra pregação, é capaz de preencher o intelecto como o cristianismo. E muito mais do que isso: Os cristãos não apenas pensam e falam sobre Deus, experimentam e vivenciam sua presença e seu poder!

Abra sua mente. Abandone os pré-conceitos infundados. Não tenha uma mentalidade estreita e mesquinha. Deixe de ser esnobe quer intelectual, social ou moralmente. Busque a Deus com sinceridade e humildade, e você o encontrará!

“Que te conheçam, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3).

Primeira Photo










Ainda estou aprendendo a mexer no blog. Aqui está a primeira foto postada.

Este sou eu dois meses atrás apresentando o 24º festival de música da minha Igreja, o Festisêmani. Todo ano este evento reúne milhares de jovens. É muito legal!

Agora preciso aprender a colocar a foto no perfil.

25 dezembro 2005

Boas Vindas para Jesus - Pregação na Noite de Natal

Síntese do sermão pregado por Davi Lago, na noite de natal, no Templo Antigo da Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte.
Leitura: Mateus 1:18-2:12.
O Natal é o dia mais importante do ano. O Natal é a mais aguardada, mais festejada e badalada data do calendário. O nascimento de Cristo dividiu a História. Antes, a marca central era a fundação da cidade de Roma, que ocorreu em 753 a.C. Mas com Jesus tudo mudou. O Natal é portanto esta data especial, onde até mesmo os mais incrédulos param por alguns instantes para pensar em suas famílias, vidas e conduta.
O Natal é tão incrível que já parou uma Guerra Mundial. Em 1914 soldados alemães lutavam contra ingleses no interior da França. Quando chegou a manhã do Natal não se ouviu um tiro sequer. Quando os ingleses perceberam, os alemães estavam quietos porque era dia de Natal! Os soldados montaram um time de cada país e fizeram um jogo de futebol naquela tarde! Isso é simplesmente impressionante, somente o Natal foi capaz de dar uma trégua na I Guerra Mundial!
O Natal é o nascimento de Jesus. Natal é Emanuel, Deus conosco. Natal significa que Deus chegou mais perto de nós, significa que a luz veio brilhar nas trevas. Natal significa salvação!
O texto nos mostra dois grupos de pessoas no primeiro Natal: Primeiro aqueles que rejeitaram a Jesus, e em segundo, aqueles que aceitaram Jesus.
1. Como é possível rejeitar a Cristo? As pessoas rejeitam a Cristo por causa do orgulho. Herodes ficou desesperado quando soube que o rei dos judeus havia nascido. Ele não queria perder o seu trono, era orgulhoso demais.
Podemos perceber as características de quem não aceita Jesus, olhando para Herodes. Veja como Herodes era: mentiroso, interesseiro, ignorante em relação às coisas espirituais, disposto a fazer todas as coisas menos a receber Jesus.
Herodes e todas as pessoas que desprezam Cristo também são pessoas perturbadas. "Herodes ficou perturbado e com ele toda Jerusalém". Na universidade tenho professores desembargadores, juízes, gente rica e realizada. Gente que viaja o mundo todo e fala vários idiomas. Mas são pessoas perturbadas. Gente que tem tudo mas não tem nada. Ficam chorando suas mágoas para nós, os alunos. E o grande problema é que a pessoa perturbada não sofre sozinha: a família, os amigos e os próximos também sofrem. Veja que toda Jerusalém se perturbou.
2. Mas por outro lado, podemos aprender com os reis magos. Eles aceitaram a Cristo, receberam a Cristo, adoraram a Cristo. Podemos aprender com eles a receber e dar boas vindas a Jesus, podemos aprender a receber mais de Jesus.
Eles eram o oposto de Herodes. Eles eram humildes. Não se importavam em viajar até um estábulo para se prostrar diante de um menino, filho de uma jovem adolescente e de um simples carpinteiro. Precisamos ser pessoas melhores, mais piedosas, mais humildes, mais santas. Jesus disse "Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração".
Os reis também eram abnegados. Deixaram suas coisas para trás e vieram até Cristo. Para receber Jesus é preciso deixar as trevas, deixar o pecado. Não se pode servir a dois senhores. É preciso IR até Cristo. Ele disse que poderia aliviar os sofrimentos de todos os cansados, abatidos, doentes, aflitos, etc, mas para isso seria preciso IR até ele. "VENHAM A MIM" disse Jesus. Se estamos dispostos a encontrar Jesus, precisamos estar dispostos a abandonar o que não presta.
Nesta época é muito comum ouvirmos vários cantores na televisão cantando "Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui!". Mas isso nada adianta porque este povo não está disposto a abandonar a imoralidade, o orgulho, a mentira, a infidelidade, os prazeres depravados do mundo. Precisamos ser abnegados se queremos Jesus.
Os reis magos também foram submissos a estrela e foram perseverantes quando ela parou de brilhar. Eles não voltaram para trás, não desanimaram, mas foram se informar "onde está o recém-nascido rei dos judeus?".
Por fim, eles foram adoradores. Perceba que embora tudo seja especial no Natal, as pessoas continuam as mesmas. Amanhã continuam as separações, divórcios, roubos e todas podridões do mundo. Somente se recebermos a Jesus Cristo, se o adorarmos, este Natal terá sentido. Só se recebermos a Cristo nós mudaremos.
Natal é dia de adoração. É dia de entregarmos nossas vidas de presente a Cristo. É dia de agradecimento e louvor a Deus.
Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, O Alfa e o Ômega, O Princípio e o Fim, O Ungido, Mestre, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Leão da Tribo de Judá, Jesus Cristo, Emanuel!

____

LEIA AINDA:

  • A historicidade de Jesus Cristo


  • Evidências da ressurreição de Jesus Cristo


  • A credibilidade dos evangelhos


  • A profecia de Stalin


  • Jesus é o evangelho


  • Jesus, o Grande - por John Stott



  • Meu Primeiro Culto Ecumênico

    Fui convidado para pregar num culto ecumênico no Condomínio São Cristóvão (IAPI) aqui em Belo Horizonte, nesta sexta (23/12). Este condomínio é muito famoso, tem mais de 50 anos e fica localizado na região mais violenta da cidade. Logo quando cheguei os moradores me disseram que apenas no ano passado ocorreram 68 assassinatos no bairro.

    O culto começou às 8 horas no grande pátio do prédio 8. Quem me convidou foi a síndica do prédio através de uma família amiga aqui da minha Igreja.

    Os moradores montaram e enfeitaram uma tenda. Na frente estava uma espécie de púlpito com velas e ornamentações dos católicos. Haviam cerca de 30 cadeiras na frente, que foram ocupadas por várias senhoras da melhor idade. A grande maioria das pessoas ficou assistindo das varandas do prédio que davam para o pátio. Foram cerca de 200 pessoas no total.

    Logo chegou o padre Mauro, pároco da Igreja de São Cristóvão. Apresentei-me e ele ficou muito espantado com minha pouca idade. Ele demonstrou um espírito bem conciliador, bem ecumênico e me tratou muito bem. Estava tudo bem.

    Disse para ele a frase que John Stott cita em Cristianismo Equilibrado: "Nas coisas essenciais unidade, nas não-essenciais liberdade, e em todas as coisas a caridade".

    Ele gostou muito da frase e não parou de repeti-la, com um sorriso de quem está feliz de verdade. Disse-me "Como é bom quando nos unimos para falar de Jesus!".

    O culto acabou se prolongando. Além de mim e do padre, outras pessoas pediram a palavra. Entre cada discurso o coral cantava.
    O microfone não era dos melhores. Foi necessário falar devagar para a voz sair clara.

    Eu li e falei brevemente sobre Isaías 9: 2 "O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz". Falei que sem Jesus as pessoas vivem nas trevas, na perdição, na tristeza, na falta de rumo, mas com Jesus mesmo com dificuldades vivemos alegres. Contei sobre minha família que já enfrentou duras provas, mas que nunca perdeu a fé em Cristo, e graças a Ele hoje toda ela está firme, feliz e realizada.

    Na saída todas velhinhas vieram me beijar, agradecer, pedir orações e desejar feliz natal. Uma delas me convidou "Venha tomar um copo de água na minha casa! O único problema é subir os sete andares!". Outra me fez decorar seu nome para que eu me lembrasse dela nas minhas orações, a dona Zélia. Ouvi ainda dizerem "Você foi o nosso presente!".

    Fiquei muito emocionado durante o culto. Primeiro por causa do poder do Natal. Foi muito comovente ver todas aquelas pessoas paradas ali por causa do culto. Teve até uma moradora que leu um poema e pediu desculpas para todos os outros vizinhos, se retratando de problemas entre eles. Estavam todos lá se abraçando, até os vizinhos que não se davam bem. E todos estavam ali por causa de Jesus. As pessoas oraram, se alegraram com os belos hinos de natal e receberam muito bem tudo o que foi pregado.

    Segundo por causa da simplicidade do povo. As pessoas são muito carentes e necessitadas. Dá para ver o sofrimento solidamente. Disseram-me que os moradores do prédio enfrentaram muitas dificuldades este ano porque o Governo quer demolir todo o condomínio por causa das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos.

    Terceiro por ser um culto ecumênico. Não esperava que ainda em 2005, aos 19 anos, participaria do meu primeiro culto ecumênico. Foi legal ouvir o padre dizer "Estamos aqui por causa de Jesus, nosso Senhor. Não importam as denominações, não importam a instituições, o que importa é que a pessoa viva com Jesus!". Lembrei dos dias em que fiquei sozinho na capela da PUC me imaginando em um culto ecumênico. Lembrei da autobiografia de Billy Graham, quando ele conta que foi pregar em uma catedral católica e ela estava lotada de gente querendo ouvi-lo.

    No fim todos demos as mãos e oramos o Pai-nosso.

    "Perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos quem tem nos ofendido... Amém!".
    Feliz Natal!

    23 dezembro 2005

    Primeiro Post

    Já lia o blog do Phillip Johnson há muito tempo (Pyromaniac). Mas quando descobri certos três blogs eu empolguei: o blog O tempora, o mores! de Augustus Nicodemus, Solano Portela e Mauro Meister; o blog Flor de Obsessão de Norma Braga; e o falecido blog Outro Deus, de Ricardo Gondim e Ed René Kivtz.
    Absolutamente influenciado por esses blogs eu também começo a jogar com o Xeque Mate.
    Achei difícil escolher um nome para o blog. Nomes que pensei: 2084, Epístolas aos hipermodernos, O último dos pietistas, Chá Gelado, Kamikaze, O tesouro de Davi... Mas "Xeque Mate" colocou um ponto final no jogo.